-Publicidade -

    GDF entrega certificados de capacitação a lavadores e guardadores de carro
    G

    Nesta quarta-feira (25/8), a Secretaria de Trabalho deu início à entrega da certificação dos primeiros lavadores e guardadores de carros cadastrados do DF. A ação ocorre no Setor Comercial Sul. Além da entrega, cerca de mil veículos serão lavados em praça pública de forma gratuita, com produtos biodegradáveis, durante o evento. Para isso, basta que o cidadão vá até o local entre 9h e 17h desta quarta (25/8).

    Um total de 329 trabalhadores já receberam o benefício, inclusive um curso sobre biolavagem. “Esse cadastro é fundamental para a segurança da população do DF que utiliza esse serviço. Com essa identificação, as pessoas saberão com quem deixam seu patrimônio, e (os trabalhadores) serão identificados pelo colete ou pelo crachá”, explica Thales Mendes Ferreira, secretário de Trabalho.

    O titular da pasta destaca que os profissionais também receberam um cartão de visita, no qual está impresso um QR Code. “Ao fotografar o QR Code a pessoa tem acesso ao cadastro do funcionário na secretaria, com todos os dados e inclusive o telefone. É uma forma de dar valor ao trabalho realizado por eles, de reconhecer, e com respeito, essa atividade”, avalia.

    Para Ibaneis Rocha, a segurança não é o único benefício. “Além de dar toda a segurança ao usuário, qualificamos os profissionais. A biolavagem é um modelo novo, que utiliza apenas 300 ml de água para lavar um veículo inteiro. Isso economiza a água e dá importância a natureza, principalmente nesse período seco que estamos vivendo”, pontua.

    O chefe do Executivo Local também citou as expectativa do governo com o programa Renova DF, que já atendeu três mil pessoas. “Começamos (com o Renova-DF), em Ceilândia e Samambaia. Até o fim do ano, queremos ter aproximadamente 10 mil pessoas qualificadas”.

    No evento de entrega de certificação, os profissionais receberão crachás e coletes com matrículas e números de identificação. Além disso, receberão um kit de biolavagem automotiva. Com isso, o lavador passa a ser um prestador de serviço autorizado, dando, assim, mais dignidade ao trabalhador e mais segurança ao cidadão usuário do serviço.

    O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou a capacitação desses profissionais no início do mês de agosto. O curso de biolavagem foi realizado nos dias 2,3 e 4 de agosto, com aulas teóricas e práticas. O evento ocorreu no auditório e no pátio da Secretaria de Trabalho e foi destinado a pessoas que já haviam realizado um cadastramento na pasta.

    Disciplinas como noções de atendimento ao público, aplicação de conhecimento básico de etiqueta social no atendimento ao cidadão, noção de comunicação não violenta e aplicação de conhecimento básico da teoria de inteligência emocional no âmbito do trabalho e noção de empreendedorismo fizeram parte dos treinamentos oferecidos pela Secretaria de Trabalho a esses profissionais. O curso prático de biolavagem também foi ofertado a lavadores de carro.

    De acordo com a Setrab, cerca de 878 lavadores e guardadores de carro manifestaram interesse em se cadastrar para a capacitação. Desse total, somente 329 apresentaram a documentação necessária para participar do curso de qualificação profissional.

    Fonte : Correio Braziliense.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -