-Publicidade -

    Brasileira viaja à Holanda para passar fim de ano com familiares e acaba surpreendida com lockdown
    B

    Depois de quase dois anos sem poder viajar para o exterior por conta da pandemia, a advogada Juliana Saraiva, de 40 anos, finalmente pôde entrar em um avião outra vez e desembarcar em Amsterdã, onde vai passar as festas de fim de ano com a família. No entanto, a Covid-19 voltou a atrapalhar os planos dela no domingo (19), quando a Holanda decretou um novo lockdown durante o Natal e o Ano Novo para tentar conter o avanço da variante ômicron.

    Juliana mora em Sorocaba, no interior de São Paulo, e pretende ficar na Europa até o dia 5 de janeiro. A viagem teve início em Londres, na Inglaterra, na semana passada. Após passar as datas festivas com os familiares, que moram na Holanda há três anos, a advogada ainda pretende ir para a Alemanha.

    De acordo com Juliana, os dados oficiais indicam que o número de novas infecções vem crescendo bastante na Holanda. Por isso, a temida quinta onda da Covid-19 pela ômicron já é considerada uma realidade no país.

    “Para evitar uma crise sanitária, o país está sendo pioneiro na Europa em restringir de forma radical o funcionamento do comércio não essencial. Tudo aqui é muito rápido e eficiente”, explica.

    Quando Juliana chegou a Amsterdã, há poucos dias, as restrições eram mais leves: comércio, alimentação e atrações turísticas, por exemplo, estavam liberados para funcionar até 17h, mas alguns estabelecimentos exigiam teste PCR para liberar a entrada.

    No sábado (18), a advogada conseguiu fazer um passeio de barco pelo canal e assistir ao Light Festival, em seu último dia de funcionamento. Na mesma noite, segundo a sorocabana, houve um pronunciamento oficial do primeiro-ministro holandês Mark Rutte sobre o lockdown, que passou a valer já no domingo.

    Segundo o chefe de gestão da epidemia do governo holandês, Jaap van Dissel, a previsão é de que a ômicron ultrapasse a variante delta e se torne dominante na Holanda até o fim do ano.

    Fonte: G1.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -