-Publicidade -

    Rússia x Ucrânia: qual o tamanho da escalada militar na fronteira?
    R

    A Rússia deslocou cerca de 100 mil soldados — equipados com tudo, desde tanques e artilharia até munição e poder aéreo — para a fronteira da Ucrânia, mas nega que esteja planejando uma invasão.

    Cerca de 35 mil russos estão permanentemente estacionados perto do território ucraniano.

    E, na quarta-feira (26), o Ministério da Defesa russo divulgou fotos de unidades militares a caminho de um local de treinamento em Rostov, perto da fronteira com a Ucrânia.

    Algumas unidades recém-chegadas viajaram mais de 6 mil km, partindo do Extremo Oriente Russo.

    A maioria das estimativas coloca o número de tropas russas posicionadas ao redor da Ucrânia — ao norte, sul e leste do país — em cerca de 100 mil.

    Mas uma avaliação ucraniana, relatada pela CNN, diz que há 106 mil soldados terrestres e 21 mil militares da marinha e da força aérea.

    Na terça-feira (25), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse: “A inteligência é muito clara de que existem 60 batalhões russos nas fronteiras da Ucrânia”, cerca de um terço do total de números disponíveis.

    Além das tropas russas regulares, acredita-se que existam cerca de 15 mil separatistas russos nas regiões ucranianas de Luhansk e Donetsk.

    Mas alguns analistas ocidentais dizem que não está claro se a Rússia reuniu tudo o que é necessário para uma invasão terrestre. Eles apontam para a ausência de hospitais de campanha móveis totalmente equipados em algumas áreas. A chegada da equipe médica, dizem eles, poderia indicar prontidão para atacar.

    Fonte: G1.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -