-Publicidade -

    Vacinação itinerante busca ampliar imunização do brasiliense
    V

    Com o objetivo de aumentar a quantidade de pessoas com o esquema de imunização atualizado, o projeto Carro da Vacina circula, neste sábado (14), em três localidades do Distrito Federal. A vacinação itinerante ocorre no Parque da Cidade, em Ceilândia (QNP 22 e QNP 26) e no Núcleo Rural Sarandi (Planaltina).

    A vacinação itinerante ocorre no Parque da Cidade, em Ceilândia (QNP 22 e QNP 26) e no Núcleo Rural Sarandi (Planaltina) | Fotos: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

    “Durante a rotina, as pessoas às vezes não têm tempo de procurar as unidades de saúde, então a gente tenta facilitar esse acesso trazendo a vacina até elas”, explica a enfermeira e responsável técnica do Carro da Vacina, Islaine de Carvalho.

    No caso da iniciativa no Parque da Cidade, estão sendo oferecidas apenas as vacinas contra a covid-19 para adolescentes a partir dos 12 anos, adultos e idosos, enquanto os demais carros da vacina contam com todos os imunizantes do calendário de vacinação (exceto BCG). Os serviços seguem até as 17h no parque e em Ceilândia, e até as 16h30 em Planaltina.

    No Parque da Cidade, estão sendo oferecidas as vacinas contra a covid-19 para adolescentes a partir dos 12 anos, adultos e idosos

    Proteção contra covid-19

    Até este sábado, a capital federal contava com 7.205.237 doses de imunizantes contra o coronavírus aplicados. Destas, 4.983.894 são referentes à primeira e segunda dose, cobertura de mais de 84% da população.

    Islaine de Carvalho, enfermeira e responsável técnica do Carro da Vacina: “Durante a rotina, as pessoas às vezes não têm tempo de procurar as unidades de saúde, então a gente tenta facilitar esse acesso trazendo a vacina até elas”

    “Queremos captar o maior número de pessoas que não esteja com as vacinas da covid em dia, que seriam as três doses para menores de 40 anos e quatro doses para maiores [de 40 anos], profissionais de saúde e imunodeprimidos”, detalha a enfermeira Islaine de Carvalho.

    À frente da iniciativa no Parque da Cidade, Islaine explica que a escolha do local se deve pelo perfil dos frequentadores. “Aqui, no parque, são pessoas que buscam a saúde, então a gente acredita que a captação será ainda melhor”, acrescenta.

    Imunizante no braço

    Após a caminhada matutina e enquanto tomava uma água de coco, o empresário Marcos José Rodrigues, 55 anos, foi abordado pela equipe e topou tomar a segunda dose de reforço (também conhecida como quarta dose).

    Empresário Marcos José Rodrigues: “Acho superválido colocar um ponto de vacinação aqui. É um lugar onde as pessoas buscam qualidade de vida e saúde, e a vacina representa saúde”

    “Já tinha tomado a terceira dose e acabei não acompanhando mais o calendário. Eu não sabia que minha dose já estava atrasada, senão já teria tomado. As outras eu tomei espontaneamente, porque é uma forma de respeito a minha vida e das pessoas do meu convívio”, diz.

    Ele avalia como positiva a imunização itinerante no Parque da Cidade. “Acho superválido colocar um ponto de vacinação aqui. É um lugar onde as pessoas buscam qualidade de vida e saúde, e a vacina representa saúde”, comenta.

    Nutricionista Alline Monteiro: “A vacina continua sendo essencial para a prevenção da covid. É excelente esse tipo de iniciativa”

    A nutricionista Alline Monteiro tinha acabado de correr 15 quilômetros quando viu a estrutura da Secretaria de Saúde nas proximidades dos quiosques do parque. Como morava em Londres, onde se imunizou com três doses, ela foi entender se já poderia tomar o segundo reforço. “Teoricamente não era para eu estar na faixa de idade da dose [prevista no Plano Nacional de Imunização para pessoas a partir de 40 anos], mas sendo profissional de saúde me ofereceram a quarta dose e eu acabei de tomar”, revela.

    Para Alline, a vacinação itinerante é uma forma de ajudar quem tem dificuldade de ir até uma unidade básica de saúde no dia a dia. “Acho superimportante, porque nem sempre a gente tem tempo na rotina. A vacina continua sendo essencial para a prevenção da covid. É excelente esse tipo de iniciativa”, classifica.

    A vacinação contra a covid-19 segue nas unidades básicas de saúde (UBS) do Distrito Federal. Todos os pontos podem ser conferidos no site da Secretaria de Saúde. Quem quiser atualizar a caderneta vacinal com imunizantes para outras doenças, deve procurar a UBS mais próxima. O Distrito Federal oferece 19 vacinas do Plano Nacional de Imunização.

    The post Vacinação itinerante busca ampliar imunização do brasiliense appeared first on Agência Brasília.

    The post Vacinação itinerante busca ampliar imunização do brasiliense first appeared on Donny Silva.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -