Dois cavalos da Cavalaria Doméstica do Reino Unido que fugiram e correram pelas ruas de Londres na quarta-feira (24) estão em “estado grave”, disse um ministro do governo britânico.
Seis soldados e sete cavalos participavam de um exercício na manhã de quarta, quando os animais ficaram assustados depois que concreto caiu de uma esteira transportadora usada em obras próximas e atingiu o solo, segundo o Exército Britânico.
Os militares pontuaram em uma atualização no X nesta quinta-feira (25) que cinco cavalos tentaram fugir e quatro se soltaram. Três soldados ficaram feridos, mas devem se recuperar totalmente e retornar ao serviço, acrescentaram.
Leia Mais:
Vídeo: Cavalos correm soltos pelo centro de Londres e deixam vários feridos
Vídeo: Crocodilo invade pista base da Força Aérea dos EUA
Autoridades dos EUA oferecem recompensa de R$ 100 mil após golfinho ser baleado na praia
“O que posso dizer é que cinco cavalos foram recuperados para o Exército – três deles estão bem, mas infelizmente dois deles estão em estado bastante grave e continuaremos a monitorá-los”, pontuou o ministro de compras da Defesa do Reino Unido, James Cartlidge, à estação de rádio local LBC nesta quinta.
O apresentador Nick Ferrari perguntou se os animais iriam sobreviver. Cartlidge respondeu que “não gostaria de especular”, mas os animais estavam em “estado grave”.
Ele enfatizou que um incidente como este é “muito excepcional”, acrescentando que o Exército faz exercícios diários em Londres.
O ministro destacou em outra entrevista à Sky News que os cavalos se chamam Vida e Quaker.
“Dois dos cavalos feridos foram operados ontem à noite, um deles foi transferido para um hospital equino”, informou o Exército Britânico.
“Nossos cavalos recebem os mais altos padrões de cuidado e espera-se que aqueles que não foram submetidos à cirurgia retornem ao trabalho no devido tempo”, adicionaram.
“Queremos agradecer a todos que demonstraram tanta gentileza e preocupação com nossos soldados e cavalos. Forneceremos mais atualizações em breve”, concluíram.
Imagens surgiram nas redes sociais na quarta-feira, mostrando os dois cavalos – um aparentemente coberto de sangue – correndo por Aldwych, no centro de Londres.
De acordo com a agência de notícias britânica PA Media, um táxi Mercedes que esperava em frente ao Clermont Hotel, na Buckingham Palace Road, teve as janelas quebradas pelos cavalos assustados, enquanto um dos animais quebrou o para-brisa de um ônibus de turismo de dois andares.
A Cavalaria Doméstica atua como guarda-costas oficial do rei e participa de tarefas cerimoniais. Está sediada no quartel do Hyde Park, a uma curta distância do Palácio de Buckingham.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cavalos flagrados correndo no centro de Londres estão em estado grave, diz ministro no site CNN Brasil.