O gabinete do procurador-geral do Peru apresentou na segunda-feira (27) uma denúncia constitucional contra a presidente Dina Boluarte em um suposto caso de corrupção envolvendo seu uso de relógios de luxo, um escândalo nacional que poderia levar a um processo de destituição.
A acusação formal ocorre em um momento em que a popularidade da líder caiu para um novo patamar, de acordo com as pesquisas.
A denúncia acusa Boluarte de receber propina. Se o Congresso der andamento ao processo, a acusação poderá levar à destituição de Boluarte.
Nos últimos anos, a política cada vez mais instável do Peru afetou vários dos antecessores de Boluarte, com os parlamentares frequentemente desempenhando o papel principal no lançamento de processos de remoção contra os presidentes da nação andina.
A presidente negou ter cometido irregularidades no caso, argumentando que os artigos de luxo foram emprestados a ela por um governador local.
Partido Trabalhista britânico prioriza estabilidade econômica durante campanha
Papa Francisco pede desculpas após comentário homofóbico, diz Vaticano
Kremlin diz que Rússia deve continuar guerra na Ucrânia em resposta ao Ocidente
Este conteúdo foi originalmente publicado em Promotores do Peru apresentam denúncia de corrupção contra presidente no site CNN Brasil.