-Publicidade -

    Especialista aponta os avanços e as expectativas do PIX
    E

     

    Lançado em 2020, o Pix continua a ganhar popularidade e espaço no Brasil. Recentemente, o Banco Central revelou dados das Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, que apontam que o Pix concentrou 39% das transações financeiras em 2023. Apenas no ano passado, a modalidade movimentou mais de R$17 trilhões, com um aumento de uso de 75%.

    Os números reforçam o tamanho dessa forma de pagamento e a ampliação da sua adesão em diversos segmentos da sociedade. Nesse contexto, Carlos Netto, CEO da Matera empresa tech focada em produtos e serviços para o mercado financeiro, ressalta  que o ecossistema do Pix está mudando todo o setor bancário. Segundo o executivo, quem não adere esse tipo de pagamento acaba perdendo espaço, pois o Pix está deixando de ser um diferencial e passando a ser um requisito.

    Netto destaca benefícios da ferramenta como a democratização financeira proporcionada por ela. Muitos usuários agora realizam transferências em dinheiro com mais facilidade, segurança e comodidade através do Pix Automático, Pix Crédito e Pix Offline.

    Paralelamente , o executivo defende a adaptação de instituições públicas e empresas a essa preferência. “Seria muito bom que, ao invés do código de barras, tivesse um QR code no lugar. Isso facilitaria muito e reduziria a inadimplência”, afirmou o CEO da Matera, que hoje é responsável por 10% das movimentações no mercado, processando mais de 4,5 bilhões de transações por ano.

    Carlos Netto compartilha uma visão otimista sobre o futuro dos pagamentos instantâneos, destacando a possibilidade de uma ferramenta transfronteiriça que integraria instituições financeiras de diferentes países. Ele acredita que a criação de uma “big tech” financeira poderia viabilizar essa interação global, levando o modelo de sucesso do Pix para outros lugares.

    Sobre a Matera

    A Matera é uma empresa de tecnologia com foco em soluções e produtos financeiros. Além de instituições financeiras tradicionais, digitais e fintechs, possui clientes em diversos segmentos, tais como Distribuição, Varejo, Consumo, Educação, Telecom, Transportes, entre outros. Com um time de mais de 1000 profissionais e mais de 30 anos de atuação no mercado, está presente no Brasil, Canadá e nos Estados Unidos. Para saber mais, acesse o site.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -