O Distrito Federal, governado pelo advogado Ibaneis Rocha (MDB) superou a marca de 1 milhão de pessoas com carteira assinada. O número foi atingido com a criação de quatro mil novas formais na capital federal em agosto, resultado de 39,6 mil contratações e 35,5 mil desligamentos no mês. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta sexta-feira, 27 de setembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, o Distrito Federal registra 34,6 mil novos empregos formais, com saldo positivo em todos os meses de 2024. Com isso, a capital federal ajudou o país a atingir o saldo de 1,72 milhão em oito meses, mais do que o Brasil registrou nos 12 meses de 2023, quando foram abertas 1,46 milhão de vagas. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são 3,18 milhões de empregos com carteira assinada.
Quatro das cinco grandes atividades econômicas tiveram saldo positivo na capital federal em agosto. O destaque ficou com o setor de serviços, que gerou 3.328 vagas no período. Na sequência aparecem Comércio (858), Indústria (250) e a agropecuária, que ficou praticamente estável, com saldo de oito vagas. A construção foi o único setor com retração, com -348 vagas em agosto (boa parte devido às instabilidades econômicas do governo federal).