Durante entrevista concedida ao jornalista Donny Silva, o advogado Everardo Gueiros, candidato à presidência da OAB-DF, fez duras críticas ao atual comportamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e à postura omissa da Ordem dos Advogados do Brasil. Gueiros destacou o que vê como uma perigosa ampliação das funções do STF, ao passo que a OAB tem sido conivente e passiva diante dessas ações.
“Vivemos em um Estado Democrático de Direito, onde a lei deve ser o fundamento de tudo. Porém, o STF tem, cada vez mais, avançado sobre as competências dos outros poderes, legislando e violando as prerrogativas dos advogados. E a OAB, que deveria reagir e defender a classe, permanece acovardada”, afirmou Gueiros.
O candidato relembrou casos recentes em que advogados foram desrespeitados durante sustentações orais no Supremo Tribunal e como a atual gestão da OAB nada fez para proteger seus membros. Ele frisou que, em sua gestão, pretende restaurar a força da Ordem, garantindo que os advogados tenham suas prerrogativas respeitadas. “A OAB precisa ser corajosa novamente, como foi no passado, quando teve papel decisivo no impeachment de Collor, por exemplo”, concluiu Gueiros.