-Publicidade -

    Parceria entre a CGDF e a Secretaria da Família e Juventude impactará cerca de 2 mil jovens brasilienses
    P

    Serão ministradas formações durante o “Pega a Visão!”, que vai fortalecer o papel da juventude na construção de um DF mais justo e participativo
     
    “Sempre estudei em escola pública e, na minha adolescência, participei de um projeto chamado ‘Aluno Nota 10’. Abracei a oportunidade e sempre estudei muito. Hoje estou Secretário de Estado. Valorizem vocês também essa oportunidade, pois vocês são o futuro e podem ser agentes de mudança da sociedade”. Foi com essa declaração que o controlador-geral do Distrito Federal (CGDF), Daniel Lima, junto ao secretário da Família e Juventude do DF (SEFJ), Rodrigo Delmasso, assinaram o Acordo de Cooperação entre as duas Pastas no lançamento do Projeto “Pega a Visão”.
    A solenidade contou com o comparecimento de cerca de 400 jovens, entre 14 e 18 anos, que participaram da Aula Inaugural nesta segunda-feira, 21/10, no auditório da Câmara Legislativa do DF.  O evento teve o apoio da CLDF, da Caesb e da Federação de Indústrias do DF.
    O projeto “Pega a Visão!” proporcionará capacitação a cerca de 2 mil adolescentes, ensinando sobre transparência, participação cidadã e controle social. Esses estudantes, todos da rede pública do DF, fazem parte do programa Jovem Candango, sob gestão da SEFJ, que visa promover a formação técnico-profissional do aprendiz, promovendo a convivência e fortalecimento de vínculos e garantindo a promoção da integração dos jovens ao mercado de trabalho.
    Durante o evento, alguns dos estudantes apresentaram canções em RAP, falaram sobre suas trajetórias de superação e uma estudante foi a responsável por cantar o Hino Nacional na solenidade. “Essas apresentações só mostram do que nossos jovens são capazes. E esse Projeto traz oportunidades a vocês, mostrando que o estudo é a melhor forma de mudar o mundo”, enfatizou o Controlador-Geral do DF.  “O Governo do Distrito Federal está investindo em vocês, para que possam construir uma sociedade mais justa e mais igual”, complementou o secretário Delmasso.
    O Google do governo: sensibilizando jovens no “Pega a Visão!”
    Durante a Aula Inaugural, os temas de Transparência, Ouvidoria e Controle Social foram comparados de forma lúdica, respectivamente, a um Wi-Fi, a uma rede social e a um videogame.
    A transparência pública é como se fosse um wi-fi sempre ligado: o governo precisa, de forma clara e objetiva, informar sobre como está gastando os recursos provenientes dos cidadãos e como toma suas decisões. Por um lado, oportuniza aos jovens, por exemplo, conhecer programas de estágios e acessar benefícios sociais. Por outro, em um espectro amplo, verifica como o governo cumpre os Acordos Climáticos, tão importantes para o desenvolvimento sustentável. “É o Google do governo”, explica, durante a Aula Inaugural, a subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz.
    Já a Ouvidoria seria como uma rede social, pois é um canal direto de comunicação com o GDF: seja por meio do Participa DF (https://www.participa.df.gov.br/), com a ajuda da Iza – inteligência artificial da Ouvidoria -, o 162 ou no acesso direto às Ouvidorias de cada órgão. “Aferimos a qualidade do atendimento público prestado no DF e mapeamos os serviços mais importantes para a população”, explica o diretor de Projetos e Apoio à Inovação da CGDF, Frederico Aragão Veras.
    Quanto ao controle social, tem como função corrigir problemas, a fim de garantir que o “jogo” do governo funcione bem para todos os cidadãos e cidadãs. “Nós temos ações voltadas ao público universitário, educação básica e aos jovens, como vocês”, destacou a coordenadora de Inovação e Controle Social da CGDF, Carolina Galdino Soares, ao divulgar o site https://controlesocial.cg.df.gov.br/.

    Assessoria de Comunicação da Controladoria-Geral do DF
    2108-3254
    Sobre a CGDF
     
    A Secretaria de Estado Controladoria-Geral do Distrito Federal tem como missão a promoção da melhoria da gestão pública e o combate à corrupção, com a participação da sociedade, sempre prezando pela excelência, integridade, transparência, inovação e inclusão. A CGDF tem competência na supervisão, no tratamento e na orientação dos dados e das informações publicadas no Portal da Transparência, para o controle social do cidadão; do sistema de controle interno na apuração de indícios de irregularidades administrativas; na correição administrativa; na supervisão e na coordenação dos serviços das ouvidorias públicas do DF; na defesa do patrimônio público e da transparência; e na coordenação de projetos e ações de governança e compliance.
    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -