Com reflexões sobre carreira e apoio contínuo, jovens se preparam para novos desafios
Por Pollyana Cabral
Nesta sexta-feira (25), os jovens aprendizes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participaram de um evento especial de demissão, marcando o encerramento de seus contratos. A conferência foi realizada na sala 3 do PO700 e contou com uma apresentação inspirada do Chefe do Núcleo de Experiência do Paciente, Leonardo Maciel, que descreveu sua trajetória profissional e motivou os participantes a refletirem sobre seus próximos passos.
Durante sua fala, Leonardo ressaltou a importância de aproveitar as oportunidades que surgem ao longo da carreira. “Eu sou advogado de formação e já transitei por várias áreas aqui no IgesDF. Hoje estou no Núcleo de Experiência do Paciente e, como eu disse para os que estão interessados na área do direito, essa profissão abre muitas portas, assim como o setor administrativo. As habilidades que você adquirir ao longo dessa experiência permitirão que você se destaque em qualquer lugar”, afirmou.
Além da despedida, o IgesDF, por meio da Gerência de Desenvolvimento Humano (GEDEH), realizou no dia 16 de setembro uma roda de conversa com os aprendizes. O encontro teve como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho, oferecendo suporte na revisão de currículos, indicação de cursos e orientação gratuita sobre entrevistas e oportunidades profissionais.
A Assessora Técnica da GEDEH, Maraline Sales, reforçou o compromisso do instituto em continuar acompanhando os jovens mesmo após o termo dos contratos. “Estamos muito felizes em ver que alguns já conseguiram emprego antes mesmo de finalizarem seus contratos. Isso mostra o impacto positivo que conseguimos em pouco tempo. Nosso objetivo é vê-los bem preparados para os próximos desafios”, destacou Maraline.
Um exemplo desse sucesso é Gustavo Nunes Gomes, de 19 anos, que encaminhou um depoimento para a equipe do IgesDF. Ele foi recentemente contratado como auxiliar administrativo no Colégio Notarial Brasil. Em sua mensagem, Gustavo agradeceu o apoio que recebeu durante o programa: “Agradeço por toda atenção, Mara, de verdade! Aquele dia que nos encontramos na roda de conversa, pensei bastante sobre o que você e o Jarbas disseram sobre continuar tentando. Muito obrigado e espero que possamos rever algum dia”, escreveu.
Com a certeza de que deixou um legado e que novas portas estão se abrindo, os jovens aprendizes seguem confiantes para essa nova fase. O IgesDF reafirma seu compromisso em apoiar o desenvolvimento de futuros profissionais e continuar promovendo iniciativas de qualificação e inserção no mercado de trabalho.