-Publicidade -

    Líderes do setor de alimentos e bebidas da América Latina se reúnem no México para debater sobre temas estratégicos da indústria
    L

     

    Sustentabilidade foi destaque nas ações das indústrias brasileiras na apresentação do presidente da ABIR, Victor Bicca.

    Nesta semana, líderes e especialistas da indústria de alimentos e bebidas da América Latina se reuniram na Cidade do México (México) para o XXIII Encontro da Aliança Latino-Americana de Associações da Indústria de Alimentos e Bebidas (ALAIAB). O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcóolicas (ABIR), Victor Bicca, representa o país no painel “Do Compromisso Global a Ação Local: preparando as Associações e Empresas da Indústria de Alimentos e Bebidas para Oportunidades e Desafios do Tratado de Plásticos”.
    Entre as principais práticas desenvolvidas no Brasil, Bicca apresentou as ações com foco em práticas sustentáveis e diminuição dos impactos ambientais das empresas brasileiras de bebidas não alcoólicas. Aproveitou a oportunidade para também trazer aos stakeholders internacionais informações sobre o Decreto do Plástico, uma medida que será implementada pelo governo brasileiro e que definirá as responsabilidades de empresas para a logística reversa de embalagens plásticas, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
    “O Brasil tem avançado em relação ao tema e a participação do setor de bebidas não alcoólicas tem ocorrido em diferentes etapas da discussão. Trabalhamos em consultas e audiência públicas; enviamos contribuições e comentários à minuta. Queremos avançar”, afirmou Bicca.
    Brasil como exemplo
    O Brasil tem se apresentado como destaque quando o assunto é reciclagem de garrafas plásticas. Dados da Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) mostram que o índice de reciclagem brasileiro atingiu 56,4% das embalagens de PET descartadas pela população em 2021, um crescimento de 15,4% sobre o volume registrado em 2019. “Quando olhamos para o setor de bebidas não alcoólicas observamos expressivos resultados. Algumas das maiores empresas dessa indústria têm metas que visam a utilização de até 50% de plástico reciclado em suas garrafas até 2030”, explicou o presidente da ABIR.
    Além disso, o setor investe em práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental, como a logística reversa de embalagens, a redução do uso de plástico descartável e a parceria com cooperativas e catadores de materiais recicláveis. “Somos o setor que mais apoia e valoriza o trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no país. Inclusive, assinamos conjuntamente uma campanha de descarte consciente de embalagens, a Crie Esse Hábito, que também leva a assinatura do Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de fortalecer ainda mais as ações de reciclagem no país”, finalizou.
    Decreto do Plástico
    O Decreto do Plástico faz parte do Programa Lixão Zero e do Programa Nacional de Logística Reversa e é uma medida do governo federal que deve entrar em vigor ainda este ano no Brasil. O objetivo é garantir, por meio do sistema de logística reversa, que a embalagens plásticas retornem para o ciclo produtivo, reduzindo o descarte desse material no meio ambiente.

    Conheça a ABIR
    A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) tem como um de seus objetivos garantir a prosperidade do setor, assim como cooperar e participar como membro ativo de associações congêneres de setores econômicos correlacionados para produzir dados estatísticos, técnicos, econômicos, educacionais e quaisquer outros referentes à produção de bebidas não alcoólicas.
    A ABIR reúne empresas fabricantes de diversos produtos, tais como refrigerantes, sucos, néctares, refrescos, bebidas mistas, achocolatados, chás, isotônicos, energéticos, águas minerais, águas adicionadas de sais e água de coco com instalações industriais no Brasil. Atualmente, a Associação tem entre seus membros 90% do mercado de fabricantes de bebidas não alcoólicas com fábricas em todo o país.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -