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    Alunos da Estrutural visitam CLDF pelo projeto Cidadão do Futuro
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    A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou as visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino, nesta segunda-feira (14), pelo projeto ‘Cidadão do Futuro’, que atendem alunos do ensino fundamental. “Recebemos, com satisfação, hoje, os alunos da Cidade Estrutural, que vieram conhecer a Casa e compreender o funcionamento dos três Poderes”, explicou a presidente da Câmara Legislativa do DF, deputada Celina Leão.

    Hoje (15), serão atendidos alunos do ensino médio, por meio do projeto ‘Jovem Cidadão’. O retorno das visitas ocorre graças a uma portaria conjunta entre a CLDF e a Secretaria de Educação do DF.

    Para Celina Leão, a retomada dos projetos dá oportunidade aos alunos de estar próximos às atividades legislativas. “E por meio do conhecimento de funcionamento dos Poderes, trabalhar sua compreensão às funções de cada um, inclusive o papel dos parlamentares”, explicou a deputada.

    Celina Leão recebeu os alunos ao lado do secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, no auditório da Casa, onde as crianças participaram de uma palestra, com direito a perguntas e respostas de um consultor técnico-Legislativo da Escola do Legislativo (Elegis). Os estudantes também conheceram o funcionamento da Casa e visitaram a galeria do Plenário.

    Os dois projetos da CLDF atendem a visitação cívica em dias e turnos distintos. Nas tardes de segunda e quarta-feira, estão reservadas para o ‘Cidadão do Futuro’. Já nas terças e quintas, pela manhã, será a vez dos alunos do ensino médio pelo ‘Jovem do Cidadão’. As escolas participantes são escolhidas pela Secretaria de Educação, sendo a visita reconhecida como atividade extra-curricular. À Câmara Legislativa cabem os custos de transporte e alimentação dos estudantes.

    A execução dos projetos foi interrompida no ano 2000, e foram retomados em 2008, com a instalação da Escola do Legislativo (Elegis), com a finalidade de contribuir para o reforço ou a formação de valores inerentes à democracia; favorecer a compreensão dos estudantes sobre as funções do Poder Legislativo e do parlamentar; contribuir para a formação de consciência política para o exercício da cidadania; favorecer a reflexão sobre a relação direta entre o Poder Legislativo e a democracia; contribuir para a formação política de crianças e jovens do DF, assim como favorecer a aproximação da Câmara Legislativa com a sociedade.

    Os projetos têm conteúdos relacionados aos três Poderes e ênfase nas funções do Poder Legislativo e do Parlamentar, como pilares da democracia, relacionando à importância da participação, da representação, do debate de ideias e da responsabilidade da escolha, fatos que são apresentados durante as palestras.

    Crianças entusiasmadas – Mas foram as crianças que puderam falar sobre o que viram e ouviram com espontaneidade e pureza. O tímido João Paulo Macedo de Souza, 12 anos, aluno do CEF 12, respondeu com habilidade às perguntas da palestra e recebeu muitas palmas dos colegas. “Esse projeto que trouxe a gente aqui é muito bom”, resumiu. Já Daniel Araújo da Silva, 12 anos, falou com convicção. “Foi muito bom a minha escola poder participar dessa visita à Câmara. Eu tinha vontade de saber como era aqui dentro e eu só ouvia falar na televisão. Agora eu sei mais”, afirmou o menino. Em seguida, a pequena Nicole Araújo Oliveira, 9 anos, estudante do 4º ano do ensino fundamental explicou o que representa a visita. “Esse programa é muito bom para nós, pois vou poder contar para o meu pai e para a minha mãe o que aprendi hoje. Vou levar para casa mais conhecimento”, concluiu.

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