A reunião entre David Barnea, diretor da agência de espionagem Mossad de Israel, e o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani, esperada para este fim de semana, já foi realizada. A informação foi confirmada à CNN neste domingo (17) por uma fonte próximo ao encontro.
As discussões, segundo aliados, têm por objetivo continuar as tratativas sobre a libertação de reféns pelo Hamas. Barnea faria uma viagem a Doha no início da última semana, mas o governo israelense optou por cancelar o encontro.
O encontro foi planejado antes das Forças de Defesa de Israel (IDF) matarem acidentalmente três reféns israelenses em Gaza na sexta-feira (15), mas o incidente acrescentou urgência às conversas.
Leia Mais
Caminhões da ONU poderão cruzar fronteira entre Gaza e Israel a partir deste domingo (17)
Ataques aéreos deixam ao menos 24 mortos no norte de Gaza, diz ministério palestino
Análise: Ucrânia teve uma semana terrível por culpa dos EUA e União Europeia
Na quinta-feira (14), um responsável israelense disse à CNN que o gabinete de guerra considerava que “as condições não são adequadas” para tentar reiniciar as conversações.
O Catar e os EUA têm trabalhado para tentar ressuscitar as negociações, com novas propostas apresentadas para libertar mais dos mais de 100 reféns em Gaza.
Uma trégua no mês passado trouxe a primeira pausa nos combates após semanas de conflito, e viu reféns israelenses – na sua maioria mulheres e crianças – trocados por prisioneiros palestinos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe do Mossad se reuniu com premiê do Catar sobre libertação de reféns israelenses, diz fonte no site CNN Brasil.