-Publicidade -

    Ciclone tropical Grace segue para o Haiti após terremoto devastador
    C

    Centro meteorológico do país alertou para possíveis inundações repentinas e possíveis deslizamentos de terra nas próximas horas. Terremoto ocorrido no sábado deixou ao menos 1,3 mil mortos e 5,7 mil feridos.

    Um ciclone tropical ameaça tornar ainda mais grave a situação humanitária ainda mais grave no Haiti nesta segunda-feira (16). De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), tempestades severas poderão provocar inundações e deslizamentos de terra no país, que ainda contabiliza as perdas humanas e materiais provocadas pelo terremoto de magnitude 7,2 ocorrido no sábado (14).

    O desastre natural deixou ao menos 1,3 mil pessoas mortas, cerca de 5,7 mil ficaram feridas e milhares de moradores desabrigados. As fortes chuvas previstas com a chegada do ciclone tende a aumentar a tragédia no país.

    Segundo o NHC, o ciclone, batizado Grace, está localizado a cerca de 200 km a leste de Porto Príncipe, a capital do Haiti, e se move para oeste a cerca de 24 km/h. Há previsão de chuvas entre 127mm e 254 mm no sul do país e, também, na República Dominicana.

    “Essas fortes chuvas podem produzir inundações repentinas e urbanas e possíveis deslizamentos de terra”, alertou o centro meteorológico.

    O NHC destacou que o centro do ciclone passará perto da costa sul de São Domingos, ilha compartilhada pelo Haiti e a República Dominicana.

    Ele também deve passar pela Jamaica, Cuba e Ilhas Cayman entre terça e quarta-feira, segundo a trajetória prevista pelo serviço meteorológico.

    O terremoto de sábado foi o terceiro grande desastre natural ocorrido no Haiti em 11 anos. Em 2010, pelo menos 200 mil pessoas e outras 300 mil ficaram feridas em um terremoto que devastou completamente o país. Cinco anos depois, em 2016, um furacão, batizado Matthew, deixou centenas de pessoas mortas e dezenas de milhares desabrigadas.

    Fonte: G1.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -