Planejamento estruturado é importante para melhorar desempenho de estudantes na avaliação bienal mais importante do país
Mais de 8,4 milhões de estudantes participaram da última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2023, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por se tratar de uma avaliação oficial, o Saeb exige que os estudantes se preparem adequadamente — devem estar familiarizados com o conteúdo abordado e precisam encarar a prova com confiança e concentração.
Essa preparação é fundamental para ajudar os alunos a entenderem o formato da avaliação e a praticarem estratégias de resolução de questões, podendo contribuir para resultados mais satisfatórios e uma prova mais tranquila. De que forma os professores e equipes pedagógicas podem contribuir para que os alunos tenham mais recursos para lidar com essa situação?
Ações focadas apenas na avaliação tendem a não ser tão eficazes quanto aquelas que têm como objetivo desenvolver todos os aspectos do processo de ensino e aprendizagem, alerta a coordenadora editorial da Aprende Brasil Educação, Patricia Waltiach. “O que funciona melhor, na nossa experiência, é a organização de uma rotina de estudos regular, com acompanhamento próximo dos professores e da equipe escolar. Esse planejamento permite que o estudante se prepare gradativamente, ao longo de todo o ano, evitando que os conteúdos se acumulem na última hora”, complementa.
Planejamento estruturado
O ideal é desenvolver um planejamento que se desenrole ao longo do ano letivo, identificando os pontos fortes e fracos do aprendizado e, em seguida, reforçando conteúdos em que os alunos possam estar apresentando algum tipo de dificuldade. “Monitorar esses pontos é fundamental para concentrar esforços e aprendizagem em todos os componentes curriculares”, ressalta a educadora.
Faz parte da jornada de preparação, também, apresentar aos alunos o formato específico do Saeb. Segundo Patrícia, quanto mais familiarizados eles estiverem com a quantidade de questões e a forma como os conteúdos são abordados, maiores as chances de se sentirem à vontade resolvendo os tópicos propostos. “É muito diferente responder a uma prova com questões discursivas e de múltipla escolha, por exemplo. Então, é muito importante que os professores promovam esse contato das crianças com a maneira como essas questões são apresentadas no Saeb”, pontua.
Além disso, materiais didáticos direcionados para avaliações desse tipo são uma boa opção para desenhar ações mais específicas para as redes municipais de ensino. É o caso do Vou + Longe, coleção que contempla habilidades do Saeb e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de maneira articulada, com atividades de níveis distintos, trilhas gamificadas que oferecem mais oportunidades para revisitar conhecimentos essenciais e simulados prontos para aplicação.
A especialista explica que, com a ajuda de materiais como esse, escolas e redes de educação podem se organizar melhor para oferecer aos estudantes as ferramentas necessárias para que eles atinjam todo o potencial na hora da prova. “É o Saeb que permite o desenho e a construção de políticas públicas voltadas para a Educação Básica brasileira. Daí a importância dessa avaliação, reconhecida internacionalmente por ajudar a identificar pontos de melhoria e, assim, promover um desenvolvimento mais equitativo aos estudantes do país”, finaliza Patricia.
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Sobre a Aprende Brasil Educação
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