Evento reúne médicos para tratamento e diagnóstico de câncer de pele na comunidade Paraisópolis
Para muitas pessoas, cuidar da pele ainda é um privilégio distante da realidade. Em regiões mais vulneráveis, o acesso a dermatologistas e tratamentos preventivos é limitado — e, muitas vezes, inexistente. A negligência com a saúde da pele pode ter consequências graves: mais da metade das mortes por câncer no Brasil (55%) ocorre entre pessoas com baixa escolaridade e renda, segundo estudo do Observatório de Atenção Primária da Umane, com base nos dados do Ministério da Saúde. Entre os tipos mais frequentes, o câncer de pele não melanoma corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
Diante desse cenário, a ciência ganha um papel fundamental: não apenas contribuir na assistência, mas garantir saúde, dignidade e autoestima para a população. É essa a proposta do Med.Cos, imersão científica que será realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2025, em São Paulo/SP.
Mais do que reunir profissionais para uma programação técnico-científica de alto nível, o Med.Cos promove ações diretas de impacto social. Na semana do evento, médicos participarão da iniciativa Med.Cos na Comunidade, oferecendo exames dermatológicos gratuitos aos moradores da comunidade de Paraisópolis, uma das maiores da capital paulista. A ação visa o diagnóstico precoce de câncer de pele, condição que afeta profundamente a qualidade de vida, mas que muitas vezes passa despercebida pela falta de acesso à saúde especializada.
“É um ato de saúde pública e de atenção ao outro. Democratizar o acesso aos cuidados é uma das missões do nosso congresso”, afirma Dr. Ricardo Boggio, médico e idealizador do evento, sobre a ação na comunidade paulistana.
Além da ação comunitária, o congresso terá toda a sua renda revertida para projetos sociais, fortalecendo seu compromisso com a responsabilidade social. A programação científica abordará temas como procedimentos médicos não cirúrgicos, uso de tecnologias avançadas, práticas baseadas em evidência e ciência.
A proposta do MED.COS nasceu justamente da necessidade de formar mais profissionais capacitados e conscientes, em um cenário onde a procura por procedimentos cresceu, mas a qualificação técnica nem sempre acompanhou o ritmo. “Queremos estimular uma saúde ética, acessível e com base científica. O mercado está pronto, mas a sociedade precisa de médicos preparados e sensíveis às realidades diversas do Brasil”, complementa Boggio.
Sobre o MED.COS
O Med.Cos é um congresso nacional focado em ciência e solidariedade. Realizado em São Paulo/SP, o evento reúne profissionais médicos com experiência em diversas áreas para dois dias de imersão científica, prática e social. Além da programação técnico-científica, o congresso se destaca pelo compromisso com a democratização da ciência e pela realização de ações sociais em comunidades. Mais informações, o telefone de contato é (11) 3368-2135 e (11) 99432-0235. O contato de e-mail é adm@cosrep.com.br.
Sobre o Instituto Boggio
O Instituto Boggio é uma instituição de referência em educação médica continuada e desenvolvimento profissional voltada exclusivamente para médicos. Com uma trajetória marcada pela excelência no ensino e pela valorização da ética médica, o Instituto atua na formação de profissionais por meio de cursos, eventos científicos e atividades sociais.
O Instituto Boggio é apoiador do Med.Cos. Idealizou o congresso como parte de sua missão de promover conhecimento, inovação e responsabilidade social. Ao unir ciência, mercado e comunidade, o Instituto reforça seu compromisso com uma medicina mais humana, acessível e baseada em evidências.
Sobre a COS.Rep
A Associação Brasileira de Cosmiatria Reparadora (COS.Rep) é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à integração entre cosmiatria e medicina reparadora. Criada com o propósito de oferecer acolhimento e cuidado nos tratamentos e procedimentos dedicados à aparência e funcionalidade de pacientes em recuperação de cirurgias reconstrutivas, a COS.Rep também promove ações sociais e projetos de educação médica.