-Publicidade -

    Demanda por crédito cresce entre empresas em abril, com destaque para as de médio porte, segundo Serasa Experian
    D

     

    • Busca desses negócios por recursos financeiros foi de 2,2%;

    • Na avaliação geral, alta foi de 0,9%;

    • São Paulo registra a maior queda na demanda no período (-7,1%).

    São Paulo  – Em abril, as empresas de médio porte registraram o maior crescimento proporcional na demanda por crédito entre os diferentes portes empresariais, segundo dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse grupo apresentou alta de 2,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, contribuindo para o avanço de 0,9% na procura por crédito no total das empresas. Confira no gráfico a variação anual do indicador e na tabela os dados por porte:

    “Mesmo com juros elevados, a economia continua mostrando resiliência e se mantendo aquecida, o que contribuiu para a manutenção do ritmo de procura das empresas por crédito em abril”, analisa a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack. A partir de uma visão de portes, ela completa: “Micro e pequenas empresas, com menor margem de manobra, tendem a recorrer mais ao crédito para manter a operação, enquanto médias e grandes contam com maior acesso a recursos e costumam se planejar com mais antecedência para eventuais investimentos”.

    Crédito avança em quase todos os setores, mas comércio recua 2,2%

    Na análise por setores, o grupo que apresentou maior crescimento na demanda por crédito, com alta de 3,7% foi o classificado como “Demais” — que inclui empresas dos segmentos “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”. Em seguida, vieram “Serviços”, com avanço de 3,6%, e “Indústria” com alta de 0,2%. Já o setor de “Comércio” foi o único a registrar queda, com retração de 2,2%.

    Maioria das Unidades Federativas registra crescimento na busca por crédito; São Paulo tem maior queda

    Na análise regional, 20 das 27 Unidades Federativas (UFs) registraram crescimento na demanda por crédito em abril. O destaque ficou com o Mato Grosso do Sul, que liderou com alta de 16,4%, seguido por Rio de Janeiro (15,5%) e Distrito Federal (13,7%). Na outra ponta, São Paulo apresentou a maior retração no período, com queda de 7,1%, acompanhado por Ceará (-5,7%) e Pernambuco (-4,9%). Veja no gráfico a seguir os dados estaduais:

    Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

    Metodologia do indicador

    O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

    Limpa Nome PJ 

    As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -