De iniciativa do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), a solenidade será realizada nesta terça-feira (20), às 10h
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoverá uma sessão solene em homenagem ao Dia do Orgulho Autista. De iniciativa do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), a solenidade será realizada no plenário da CLDF nesta terça-feira (20), às 10h, com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas ao tema.
Com uma trajetória dedicada à causa dos autistas, Negreiros considera o encontro como uma oportunidade de reflexão sobre o valor da inclusão e valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista na sociedade. “É muito importante que a sociedade reconheça a diversidade e a riqueza que cada indivíduo traz consigo, independentemente de sua condição”, afirma o distrital.
Entre as proposições do parlamentar voltadas ao tema, destaca-se a Lei 6.842/2021, que instituiu o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar para identificação de pessoas com deficiências ocultas,como autismo, TDAH, entre outras. O objetivo é garantir atendimentos adequados às pessoas com deficiência sem necessidade de explicações e justificativas, evitando possíveis constrangimentos.
Para Negreiros, que também é autor da lei 6.642/2020, que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no DF, o Colar de Girassol é cada vez mais popular em todo o mundo. Trata-se de uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, verde, com desenhos de girassóis. “A lei garante maior conforto e diminui as situações de estresse para aqueles que, por alguma condição predeterminada, não suportam situações rotineiras como aglomerações, sons elevados ou mesmo longos períodos de espera”, explicou o deputado.
Foram convidados para a sessão a secretária de Saúde, Lucilene Queiroz; secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio dos Santos; subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Ribeiro; idealizador do projeto PRF Amiga dos Autistas, Fernando Cotta; presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), Edilson Barbosa; e a presidente da Associação Brasileira de Autismo Comportamento e Intervenção (Abraci-DF), Lucinete Ferreira.
O evento também será transmitido ao vivo pelo Youtube e pela TV Câmara Distrital (canal 9.3).
Sobre o Dia do Orgulho Autista
O Dia do Orgulho Autista foi criado em 2005 pelo grupo “Aspies for Freedom”, para equilibrar com eventos positivos a vida das pessoas diagnosticadas com autismo e seus familiares. No Brasil, as pessoas com autismo passaram a ser consideradas pessoas com deficiência após a aprovação da Lei Berenice Piana, em 2012.
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que costuma ser identificado na infância e pode levar a severas manifestações comportamentais, dificuldades de comunicação e interação social.