-Publicidade -

    Dia Mundial e Nacional da Osteoporose alerta para a importância da prevenção desde a juventude
    D

    Doença silenciosa que enfraquece os ossos atinge cerca de 15 milhões de brasileiros e pode ser evitada com hábitos saudáveis desde cedo
    Celebrado em 20 de outubro, o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose chama atenção para uma enfermidade que atinge cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo a Fundação Internacional de Osteoporose. A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de uma doença que, sem causar dor, torna os ossos cada vez mais frágeis e vulneráveis a fraturas.
    “Os jovens da atual geração estão cada vez mais em busca da imagem ideal, muitas vezes recorrendo a dietas extremas, uso de medicamentos emagrecedores e até cirurgias bariátricas sem necessidade. Tudo isso compromete a absorção de nutrientes essenciais, como cálcio e vitamina D, e aumenta o risco de osteoporose precoce”, explica Roberto Rodrigues Filho, chefe da Reumatologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
    Como a osteoporose afeta o corpo
    Ao contrário do que muitos pensam, o osso saudável é poroso, como uma esponja. Essa estrutura permite leveza e resistência ao mesmo tempo. No entanto, quando a “manutenção natural” desses tecidos se torna lenta, como ocorre na osteoporose, os poros internos se alargam, as paredes ficam mais finas e o osso se torna frágil e vulnerável a fraturas.
    No Hospital de Base, referência em casos de alta complexidade, são atendidos mensalmente cerca de 80 pacientes com osteoporose. Os casos chegam à unidade quando o tratamento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já não é suficiente, ou quando há deficiência crônica na absorção de nutrientes e histórico de fraturas múltiplas.
    Prevenção é o melhor tratamento
    De acordo com Roberto Filho, o segredo para manter ossos fortes está na prevenção e ela começa com pequenas mudanças no dia a dia.
    “A melhor forma de combater a osteoporose é com a prevenção e o acompanhamento regular da saúde. Para os jovens, o cuidado desde cedo é essencial para que no futuro a doença não se torne uma preocupação”, destaca o médico.
    Entre as medidas preventivas estão:
    ·         Ingestão adequada de cálcio por meio de leite, queijos, iogurtes e vegetais verde-escuros;
    ·         Produção de vitamina D, obtida pela exposição diária ao sol e, se necessário, com suplementação médica;
    ·         Prática regular de exercícios físicos, especialmente os de impacto e força, como musculação, pilates e caminhada.
    O especialista alerta que a osteoporose não é apenas uma condição da terceira idade. “Maus hábitos alimentares, sedentarismo e a busca por emagrecimento rápido têm antecipado o surgimento da doença em faixas etárias cada vez mais jovens. Por isso, o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose reforça a importância da informação e do diagnóstico precoce como aliados fundamentais para envelhecer com saúde e qualidade de vida”, declara Roberto Filho.
    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -