Metodologia que combina storytelling e formatos criativos aumenta engajamento e retenção de conhecimento em capacitações corporativas, apontam especialistas
São Paulo – Em um cenário de constantes transformações no mercado de trabalho, empresas buscam formas inovadoras de capacitar colaboradores com eficiência e alto engajamento. Uma das tendências que ganha força é o edutainment – metodologia que integra educação e entretenimento por meio de formatos como webséries, stand-ups e videoaulas com narrativa cinematográfica.
“O treinamento tradicional, muitas vezes engessado, não consegue competir com a demanda por dinamismo e praticidade do mundo moderno. O edutainment surge como solução porque humaniza o aprendizado, conecta emocionalmente e garante que o conhecimento seja absorvido de forma natural e duradoura”, explica Eduardo Mitelman, especialista em educação corporativa e CEO da DNA Conteúdo Digital, empresa pioneira na aplicação da metodologia no Brasil.
O mercado global de e-learning deve crescer 8% ao ano até 2026 (Global Market Insights), e o edutainment se consolida como um dos principais vetores dessa expansão. Para Mitelman, a metodologia é um caminho sem volta: “O Brasil só será competitivo se investir em capacitação de forma criativa. O futuro do treinamento corporativo está na experiência do colaborador – não apenas na transmissão de conteúdo.”
Com essa sistemática, a empresa tem transformado seus treinamentos em verdadeiras experiências eficazes e engajadoras para profissionais de empresas como Azul Linhas Aéreas, Heineken e do Banco do Nordeste. O diferencial é o formato do conteúdo, que é desenvolvido a partir do perfil de cada público que irá consumi-lo. O treinamento pode ser desde uma videoaula, até uma apresentação de stand-up dentro de uma fábrica. Também utilizamos webséries e videoaulas com storytelling cinematográfico.
“O Brasil só será verdadeiramente competitivo se investir na capacitação de sua mão de obra. O nosso trabalho vai muito além do treinamento tradicional, pois criamos conteúdos que emocionam e educam, garantindo que os nossos colaboradores não apenas concluam os cursos, mas também absorvam o conhecimento de forma prática e duradoura”, ressalta o CEO da DNA Conteúdo Digital, Duda Mitelman.
Impactos da educação corporativa
Estudos revelam que empresas com programas de treinamento robustos apresentam maior retenção de talentos, aumento na produtividade e melhores resultados financeiros.
Dados da Harvard Business Review mostram que empresas que investem em treinamentos criativos têm 24% mais produtividade e 34% retêm mais talentos, segundo outra pesquisa.
A DNA Conteúdo Digital, por sua vez, tem sido um agente ativo nessa transformação, desenvolvendo treinamentos corporativos e trilhas de aprendizagem, que alinham as necessidades das empresas às expectativas dos colaboradores.
Expectativas promissoras
Para 2025, a DNA Conteúdo Digital planeja expandir sua atuação para outras regiões do país, como a Nordeste, a fim de fortalecer parcerias e levar o edutainment a mais empresas. “Acreditamos que a educação corporativa é a base para um país mais preparado e competitivo. Estamos prontos e preparados para seguir inovando e contribuindo com o mercado de educação corporativa digital”, conclui o CEO, Duda Mitelman.
Sobre a DNA Conteúdo Digital
A DNA Conteúdo Digital é uma consultoria estratégica e especializada em soluções educacionais digitais para grandes empresas. Combinando storytelling, design instrucional e formatos criativos, a empresa destaca-se no mercado pela aplicação da edutainment, metodologia que combina entretenimento e educação, com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais envolvente, extrovertido e prazeroso.