O traficante estava preso em Rondônia desde março de 2022. Ele foi condenado a 330 anos de prisão por diversos crime
Nesta terça-feira (25), o ministro da Justiça, Flávio Dino anunciou a transferência de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, para a Penitenciária Federal de Brasilia, motivada pela existência de um “suposto plano de fuga” do chefe de facção criminosa.
Condenado a 330 anos por diversos crimes, esta é a segunda passagem de Marcola pelo presídio, onde ficou entre 2019 e março de 2022. Desde então, o criminoso estava preso em outra penitenciária federal, em Rondônia, por onde também já tinha passado antes de ir a Brasília pela primeira vez.
Líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcola, foi transferido em 3 de março de 2022 da Penitenciária Federal de Brasília para a Penitenciária Federal de Porto Velho, capital de Rondônia, por ordem do então ministro da Justiça Anderson Torres. O motivo seria a possibilidade de uma tentativa de resgate do conhecido traficante.
O governador (atualmente afastado do cargo por ordem do STF) do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), era contra a permanência de Marcola na capital. Ele havia criticado a transferência do preso para Brasília, em 2019. Parlamentares do DF também criticaram a presença de Marcola na cidade.
Em 2022, uma investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) revelou que integrantes do PCC elaboraram ao menos três planos para resgatar líderes da facção presos nas penitenciárias federais de Brasília e Porto Velho (RO). Entre eles, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.
Após a descoberta do ousado plano do PCC, Marcola foi transferido em março de 2022 para a capital de Rondônia, sob o comando do então ministro Anderson Torres.
Com a guerra política deflagrada entre o governo do PT e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, a transferência de Marcola de volta ao Distrito Federal causou espanto e irritação, principalmente entre deputados distritais, que consideram um perigo para a cidade o retorno de Marcola.
Há muita tensão em Brasília nos últimos dias.