Na manhã desta quinta-feira (11), o Coronel Fabio Augusto esteve na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para depor na CPI dos Atos Antidemocráticos.
Começou nervoso e sem firmeza em suas palavras, mas aos poucos foi se adaptando ao momento e ambiente. Seu depoimento foi no mínimo curioso, pois em vários momentos entrou em contradição e mostrou despreparo para responder algumas perguntas.
Após vários depoentes ontem, pareceu um teatro orquestrado, com a nítida impressão que um ou outro deputado tinha combinado as perguntas e respostas com o depoente.
Teve um certo momento que o deputado Hermeto perguntou o seguinte para o coronel Fábio Augusto: “Sei que a resposta vai decair no DOP, mas preciso perguntar….” .
Como alguém que quer saber a verdade já responde ou direciona a resposta? Muito estranha a atitude do relator da CPI, pois para quem conhece a PMDF, sabe perfeitamente da ligação politica entre os dois, inclusive o depoente fez campanha para o deputado, vestindo em muitas vezes sua camisa. Inclusive existe uma investigação externa para apurar o fato, pois é de conhecimento de todos a existência de grande influência na PMDF, fato já relatado pelo Coronel Naime.
Falando em influência política, a deputada Paula Belmonte entrou no assunto e Fabio Augusto se embaraçou na resposta, pois todos dentro da corporação sabem que o ex- comandante Fabio recebeu o apoio do Hermeto para assumir o cargo mais alto da corporação e segundo pessoas próximas, intermediou a ascensão do Coronel Klepter Rosa na vaga de Subcomandante-Geral no lugar do Coronel Edvã Sousa, inclusive criando uma crise interna devido a tal influência.
Como o deputado Hermeto pode ser relator da CPI se tem influência direta nas pessoas colocadas ou apoiadas por ele que estão envolvidas? Por quê ele relutou e tentou ao máximo não convocar o Coronel Klepter para depor? Fato inclusive falado ontem pela deputada Paula Belmonte. Onde está a imparcialidade nesta CPI ? Já ficou comprometida com os laços de amizade de depoentes e o relator. Isso é nítido!
Outro ponto que ficou claro durante o depoimento, foi saber que o atual comandante esteve no dia 8 de janeiro desde cedo e não viu que algo poderia acontecer, que não sabe se houve ou não um planejamento; falou que a tropa não bebeu água mas segundo policiais que lá trabalharam, houve fornecimento de água sim; que não soube das informações de inteligência, mas nem precisava, pois estava tendo grande repercussão nacional que centenas de ônibus estavam a caminho para Brasília e durante o trajeto do acampamento para a Esplanada, os manifestantes estavam exaltados e escoltados pela própria PM. Como não prever que poderia ter vários problemas? Comandante que não sabia de nada, é realmente muito estranho.
Vários deputados falaram do SOBREAVISO, algo que todos sabem ser fundamental para a facilitação de vândalos infiltrados entre manifestantes invadirem os prédios públicos.
O coronel Fabio disse que a culpa foi do DOP, mas já haviam falado que a ordem foi do coronel Klepter, atual comandante e subcomandante à época. Por quê o depoente quis proteger o atual comandante e colocar a culpa em quem só cumpriu a determinação?
É preciso relembrar que a coronel Cíntia não leu o relatório de inteligência que a Dra Marília fez, e não informou o conteúdo à PMDF. O coronel Klepter Rosa decretou o sobreaviso que fez com que não houvesse efetivo suficiente para contenção dos manifestante e vândalos, e baixou uma norma que ele mesmo descumpriu na dispensa do coronel Naime. O coronel Fabio, comandante à época, não sabia se existia relatório, e disse que pediu mais policiamento e não obedeceram. Foi preso por perder o comando, mas que comandante não sabia de coisas básicas como planejamento e tropa reserva mesmo estando desde cedo no terreno?
O coronel Klepter vai depor e fica a grande pergunta: será que ele vai livrar a cara de seu antecessor como o Fabio fez com ele? Precisa explicar porquê colocou o sobreaviso e não a prontidão, fato grave segundo o coronel Naime.
O coronel Paulo José Bezerra deve depor e esclarecer vários fatos a ele responsabilizado pelo coronel Fabio, fato que deixou uma grande dúvida: quem realmente era o comandante responsável pelos furos? O Comandante que não sabia de muitas coisas e esteve na área e trabalhou como um soldado ou um coronel que ainda vai depor?