No mundo dos negócios, não há uma fórmula mágica que defina o caminho exato que levará o empreendedor de sucesso, apesar de haver em comum, entre muitos, suor, trabalho, planejamento e dedicação ao que se propõe a fazer.
A origem da palavra “empreendedor” vem do francês entreprendre, que está relacionado a uma pessoa que assume os riscos, e foi cunhada por um economista irlandês, Richard Cantillon, ainda no século 18.
No início do século 19, um economista francês, de nome Jean Baptiste Say, propôs que o empreendedorismo poderia ser considerado um campo ainda mais amplo, não apenas assumindo riscos.
Para Say, o empreendedor visa mudanças significativas no modo de agir e de pensar no campo comercial, pensando em inovações que podem ser aplicadas e no qual há benefícios relativos ao aumento de riqueza de outrem.
Ou seja, conforme as oportunidades de comercialização aumentam, mais benefícios podem ser oferecidos, sendo vantajoso para ambas as partes envolvidas nas operações.
Além disso, para Say o papel centralizador proposto sobre quem segue o caminho do empreendedorismo está na criação de riqueza por meio de bens que vão além da troca de bens de consumo materiais, como:
- Capital humano;
- Formalização de instituições;
- Livre mercado;
- Serviços diversos.
De qualquer maneira, o empreendedorismo é melhor assimilado por pessoas que possuem coragem em assumir riscos, pensando na implementação de melhorias e inovações que ajudam a avançar em diferentes frentes produtivas e de atendimento à sociedade.
Mesmo que ao longo dessa jornada haja obstáculos a serem superados, as transformações e mudanças são encaradas de frente.
Com ou sem ferramentas adequadas (sendo fundamental buscar aquelas que melhor respondam e atendam as necessidades – aprimorando-as), as resoluções tomadas levam a um caminho que se projeta como ideia e se alcança com o objetivo de vencer.
Características que ajudam no mundo dos negócios
Toda pessoa que se arrisca no campo do empreendedorismo possui hábitos únicos e marcantes, que fazem toda a diferença no andamento do processo de construção de uma marca.
Por isso, antes de empreender de fato, é preciso saber em qual perfil se encaixa, entre tantos propósitos e encontrar as razões que levam ao empreendedorismo.
Pode ser pela escolha de mudança de vida profissional, ou então querer ser o dono do próprio negócio, com mais liberdade de horário de trabalho e atuar com algo que se tem aptidão e que gosta.
Até mesmo o mercado de emprego pode ser uma saída para assumir uma responsabilidade para o desenvolvimento de uma ideia.
Dessa forma, é possível estabelecer ao menos 3 características que podem ser destacadas e que ajudam a se decidir por trilhar um caminho que leva ao empreendedorismo.
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Estar à frente com visão no futuro
Além de encontrar uma atividade que esteja relacionada com o estilo de vida, é preciso pensar em um empreendimento visando o curto, o médio e o longo prazo.
Estabelecer metas e objetivos pode fazer sentido em um primeiro momento. Porém, será que todo o esforço empreendido e todo o sacrifício, pessoal, profissional e financeiro valem a pena?
Ter uma visão do futuro e quais são as perspectivas com relação ao empreendimento podem ajudar a enxergar oportunidades que não podem ficar para trás.
Essa é uma ideia que pode ser levada ao mercado consumidor e ser a solução para muitos problemas apresentados por clientes.
Até existe um mundo ideal, e será preciso todo o esforço, compreensão e definição de metas e objetivos que podem ajudar a concretizar a ideia em algo que vai além do sucesso pessoal – afetando a vida de outras pessoas também.
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Planejamento de negócios e estratégias definidas
O desenvolvimento de negócios faz parte essencial da criação de um empreendimento.
As estratégias aplicadas para se apresentar ao mercado, ou mesmo reforçar a marca junto ao consumidor, devem ser levadas em consideração desde o início.
Sendo assim, é preciso estabelecer metas a serem cumpridas de maneira periódica, que podem ser semanais, mensais, semestrais e anuais.
As dificuldades podem, e vão aparecer no meio do caminho, e para contornar os problemas, a avaliação sobre as estratégias empregadas faz parte de todo o planejamento.
Além disso, há modelos de negócios que podem depender do Marketing Digital como forma de divulgação da marca, dos produtos e serviços oferecidos pelo mercado.
Isso está inserido dentro do planejamento de um empreendimento, qualquer que seja a finalidade aplicada.
As estratégias, quando bem definidas e bem executadas, levam a um caminho mais suave em outros setores, como:
- Administrativo;
- Equipes de trabalho.
- Divulgação;
- Financeiro.
Cada qual possui características que devem ficar sob a responsabilidade de pessoas capacitadas e com conhecimento técnico.
Dessa forma, é preciso entender que há nuances que fogem ao controle de um empreendedor, o que leva à terceira característica.
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As parcerias comerciais e empresariais
Todo negócio ligado ao empreendedorismo vai depender de terceiros, não importa qual o segmento a ser escolhido por quem quer tirar uma ideia do papel.
Sendo assim, é preciso lembrar que há fornecedores de matéria-prima que influenciam na qualidade de um produto, seja um saco de cimento para a construção de um condomínio residencial, assim como um produtor de farinha de trigo para uma padaria.
Por isso as parcerias comerciais e empresariais são importantes, além de levar a passos maiores, que podem indicar a possibilidade de buscar ajuda de investidores de capital.
Muitas empresas estão de olho no mercado local, enxergando oportunidades que podem ser benéficas para ambas as partes, e isso é fundamental para entender como um empreendedor de sucesso pode estar ligado a terceiros.
As publicações em forma de anúncio em redes sociais, como o Instagram Ads, podem chamar a atenção de investidores-anjo, como muitos empresários, que estão com marcas consolidadas no mercado, são denominados no meio corporativo e empresarial.
Isso atrai pessoas que enxergam o potencial de um empreendimento que atende um nicho de mercado regional, mas possui todas as características para se tornar uma empresa de escala nacional, ou até mesmo para atendimento ao mercado exterior.
Dicas que ajudam a entender o empreendedorismo
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de colocar a ideia de um empreendimento comercial em prática, vale se atentar para as 3 dicas a seguir.
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Invista em marketing digital sempre
É inviável pensar em um negócio sem que a marca não esteja atrelada a um site, uma rede social ou apareça em uma plataforma de busca ou um marketplace.
Por isso é importante contar com um planejamento de marketing digital, com profissionais que saibam como anunciar no Google Ads, por exemplo, e a empresa se destacar como resposta de busca quando um potencial cliente apresentar um problema.
Há estratégias de marketing que devem ser colocadas em prática, como o envio de e-mail para uma lista que pode ser captada por meios legais, onde os leads, pessoas interessadas na marca, demonstram interesse e disponibilizam os dados, como nome, telefone e endereço eletrônico.
Também é preciso levar em consideração que muitas pessoas possuem uma conta em uma rede social, ou várias, e por isso é preciso ocupar o espaço digital em todas que aparecem.
Um empreendimento que sabe como funciona o Facebook Ads pode falar com milhares de pessoas com uma postagem única. Se esse trabalho for contínuo, a marca se torna uma referência, aumentando a autoridade perante o público e a concorrência.
Ou seja, investimento no marketing digital é essencial em qualquer momento de uma empresa, pois assim sempre estará ao alcance do pensamento dos consumidores.
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Atente-se para as finanças continuamente
O investimento financeiro é parte essencial para o funcionamento, ou pelo menos, dar o passo inicial para o negócio próprio.
Há modelos de negócios que possuem baixo custo, como franquias que estão com uma marca estabelecida e bem definida no mercado consumidor.
No entanto, há empreendedores que possuem ideias próprias, e por isso dependem de investidores ou empréstimos bancários para começar o negócio próprio.
Ao longo do processo, é preciso sempre verificar se está tudo dentro dos trilhos, para assim não depender de terceiros, e poder caminhar com as próprias pernas.
O melhor é fugir de armadilhas que propõem dinheiro fácil, ou esquemas que podem atrapalhar a missão de ser um empreendedor de sucesso, aproveitando as oportunidades reais e que mantenham os pés no chão.
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Pense grande mesmo começando pequeno
Essa terceira dica é para aqueles que possuem todas as características do empreendedorismo.
A garra, a vontade de vencer e alcançar o sucesso, livre de amarras com chefias tóxicas e ambientes de trabalho que não ajudam no crescimento pessoal ou profissional.
O pensamento pode ser grande, almejando o sucesso sempre, mas são os primeiros passos os mais essenciais para solidificar o terreno.
O empreendedorismo é formado por amadores que se tornam especialistas de maneiras diversas e por isso sabem o que podem oferecer e como comportar diante do mercado.
Conclusão
No meio do caminho muitas dificuldades aparecerão, seja em forma financeira, seja em uma escolha errada, porém momentânea, ou até mesmo no marketing que está sendo aplicado, falando com um público que não corresponde ao produto.
Dessa forma, é preciso reforçar a ideia de que todo empreendedor de sucesso é resiliente, e nunca desiste fácil dos ideais e dos propósitos que se dispõe a conquistar.
Em muitos momentos, pode ser necessário tomar uma decisão difícil, ou até mesmo ter de recomeçar do zero. Por isso muitas pessoas dizem que o sucesso não é por acaso, e nem chega de maneira fácil.
O trabalho é árduo, mas no fim sempre se mostra vantajoso, prazeroso e definitivo.