A Escola Superior de Gestão (ESG), integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), realizou na noite desta quarta-feira (1) a cerimônia de abertura da Semana Pedagógica, do ano letivo de 2023, para os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP), turmas 2 e 3, e estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia – CSTGTI, turma 1.
Estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública e de Tecnologia em Gestão da Tecnologia, que priorizam as necessidades e os problemas locais, assistem cerimônia de abertura da Semana Pedagógica do ano letivo de 2023 | Foto: Alan Resah / Ascom UnDF
Buscando traçar um paralelo entre as dificuldades enfrentadas nos últimos anos devido à pandemia da covid-19 e às necessidades encontradas durante o ensino remoto, bem como provenientes do mundo do trabalho, o professor Luiz Cláudio apresentou uma reflexão sobre o enfrentamento de desafios, em uma breve dinâmica com o curta-metragem “Piper – Descobrindo o mundo”, desenho animado que conta a história de um pequeno pássaro que vive próximo à praia e se aventura pela primeira vez ao sair do seu ninho e ir atrás de comida.
Além dele, também estiveram presentes no acolhimento aos estudantes a Ouvidora da UnDF, Andyara Wolney, que fez uma breve fala sobre o serviço desenvolvido pela ouvidoria e seus canais oficiais de atendimento, abertos aos estudantes e comunidade do DF, e Daniel Louzada, da Diretoria de Assistência Estudantil e Humanização (Diae), que apresentou as atribuições do setor e as frentes de trabalho atuais referentes aos eixos moradia, transporte e alimentação para os estudantes da UnDF e escolas superiores integradas à instituição, bem como das bolsas de iniciação científica, que também estão em fase de desenvolvimento pela instituição.
“Um dos nossos objetivos e desafios no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno, entre muitos outros, é o de dirimir ou diminuir as desigualdades sociais. Estamos todos no lugar de quem deseja aprender, de quem deseja mudar essa sociedade”
Alessandra Edver, pró-reitora de Graduação
Cursos e abordagens metodológicas
Os cursos promovidos pela ESG priorizam as necessidades e os problemas locais, abordados na formação profissional, conectados às práticas desenvolvidas no mundo do trabalho, como explica a pró-reitora de Graduação, Alessandra Edver. “Um dos nossos objetivos e desafios no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno, entre muitos outros, é o de dirimir ou diminuir as desigualdades sociais. Estamos todos no lugar de quem deseja aprender, de quem deseja mudar essa sociedade”, explica a professora.
Citando uma fala de Paulo Freire, “a mudança do mundo implica na dialetização entre a denúncia da situação desumanizante e o anúncio de sua superação”, a pró-reitora refletiu sobre as mudanças e transformações da sociedade, dos contextos nos quais os cidadãos estão inseridos, dos ambientes profissionais, da gestão pública, e o quanto os estudantes podem ser agentes de mudança, de transformação da sociedade e dos seus espaços profissionais. “Eu sei que vocês chegaram aqui pensando: ‘eu posso ser uma figura totalmente envolvida na mudança, eu posso ser um agente transformador, eu quero aprender mais, eu construir um projeto diferente’. E sim, vocês podem. Isso nos enche de esperança.”
Por último, Lorena Natalia, assistente social da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, realizou a palestra “A Comunicação Não-Violenta como possibilidade para uma cultura de diálogos e conexões no trabalho”. A profissional possui especialização em Conciliação e Mediação de Conflitos, pelo Centro de Mediadores e, desde 2014, integra uma das primeiras Comissões de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, da qual foi presidente durante quatro anos. No total, a Escola Superior atende hoje 60 estudantes matriculados e já formou turmas que foram certificadas pela UnDF.
Leia também
A Diretora da ESG, Juliana Tolentino, enviou uma mensagem aos estudantes: “É com muito orgulho que iniciamos mais um semestre de aprendizado e oportunidade para os alunos da Escola Superior de Gestão. É o serviço público e a população ganhando melhores serviços”.
História
A Escola Superior de Gestão foi credenciada em 2017. Desde então, promove a oferta pública e gratuita de cursos de graduação e de pós-graduação. A ESG tem como missão formar profissionais capazes de atuar no planejamento, na elaboração e na execução de políticas públicas, bem como na identificação, no estudo, na avaliação e na gestão de tecnologias inovadoras de alcance social.
*Com informações da UnDF
The post Escola Superior de Gestão inicia ano letivo appeared first on Agência Brasília.
The post Escola Superior de Gestão inicia ano letivo first appeared on Donny Silva.