-Publicidade -

    Espanha, Irlanda e Noruega reconhecerão formalmente o Estado palestino 
    E

    Espanha, Irlanda e Noruega deverão reconhecer formalmente nesta terça-feira (28) um Estado palestino – uma medida que reforçará a causa palestina global, mas que prejudicou ainda mais as relações entre a Europa e Israel.

    As três nações europeias dizem que a sua decisão histórica é a melhor forma de alcançar uma paz duradoura no Oriente Médio, mas provocou a rápida condenação de Israel, uma vez que o seu ministro dos Negócios Estrangeiros ordenou a retirada imediata dos seus embaixadores desses países.

    A maior parte do mundo já reconhece a condição de Estado palestino: mais de 140 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas oficializaram o seu reconhecimento. Mas apenas algumas nações dos 27 membros da União Europeia estão entre eles. Nações que não incluem aliados leais de Israel, como os Estados Unidos e a Alemanha.

    Leia Mais

    Cresce custo político da campanha militar israelense em Gaza

    Veja imagens de destruição em campo de refugiados em Rafah após ataque de Israel

    Casa Branca diz que ataque de Israel em Rafah é “desolador”

    Em 10 de maio, uma votação não vinculativa na Assembleia Geral da ONU mostrou um apoio internacional esmagador a um Estado palestino independente, deixando os EUA e alguns aliados de Israel isolados.

     

    Israel e os EUA sustentam que um Estado palestino só deverá ser estabelecido através de um acordo negociado.

    Pressão sobre Israel

    O reconhecimento planejado simboliza a enorme pressão que Israel sofre após sete meses de guerra que devastou Gaza, causou uma crise humanitária e matou mais de 36.000 pessoas em Gaza desde 7 de outubro.

    A decisão surge após o Tribunal Internacional de Justiça ter ordenado a Israel que suspendesse imediatamente a sua operação militar em Rafah.

    Israel enfrenta níveis sem precedentes de pressão diplomática para controlar a sua ofensiva militar em Gaza.

    Este conteúdo foi originalmente publicado em Espanha, Irlanda e Noruega reconhecerão formalmente o Estado palestino  no site CNN Brasil.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -