Professor do UNICEPLAC destaca as diferentes atuações na carreira
Pesquisa realizada pelo Instituto Semesp revela a Farmácia como um dos cursos com maior empregabilidade no mercado brasileiro. O estudo foi realizado, entre agosto e setembro de 2024, baseado nas respostas de 5.681 egressos do ensino superior das redes pública e privada de ensino em todo o país. O levantamento apontou os cursos na área da saúde e de informática como os que registraram os índices mais elevados de brasileiros que trabalham em sua própria área de formação.
A graduação em Medicina lidera a pesquisa. Segundo o levantamento, 92% das pessoas que possuem diploma universitário nessa área exercem atividades remuneradas. A Farmácia vem em segundo lugar, com 80,4% de empregabilidade. Odontologia (78,8%), Gestão da Tecnologia da Informação (78,4%) e Ciência da Computação (76,7%) aparecem na sequência.
O professor João Marcos Torres, coordenador do curso de Farmácia do UNICEPLAC, explica que a área oferece uma carreira diversificada. “O profissional pode atuar em farmácias comunitárias, hospitais, indústrias de medicamentos e cosméticos, ciências forenses e diversos outros campos. Na área estética, por exemplo, o farmacêutico desenvolve fórmulas e procedimentos inovadores que melhoram a qualidade de vida e a autoestima. Além disso, a farmácia magistral permite a personalização de medicamentos”, explica o coordenador.
Recém-formada em Farmácia pelo UNICEPLAC, Eduarda Siqueira, 21 anos, já conquistou uma vaga no mercado de trabalho. “A profissão tem uma área bastante abrangente, que permite atuação em diversos segmentos. É impossível não se identificar com alguma especialidade”. Entre as dicas para se destacar, ela orienta aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela faculdade, como os laboratórios e os estágios. “Fiz estágio em uma indústria farmacêutica e, hoje, consegui emprego em uma grande empresa”, completa Eduarda.