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- Os dados mostram, também, que a renda mensal de quase 40% é acima de R$ 7,5 mil;
- Um quarto (25%) da base pesquisada possui condições de pagar mais de R$ 5 mil no mês com gastos extras, que podem ser destinados a viagens;
- A maior parte deles (42,1%) tem Score de Crédito acima de 800 e 52% se concentram na região Sudeste
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São Paulo – Com o desejo de explorar novos destinos e aproveitar as férias, os brasileiros que têm tendência a viajar formam um público estratégico para o setor de turismo. Considerando uma base de 186,9 milhões de CPFs, 17,3 milhões de pessoas se encaixam nesse perfil. Isso é o que indica o levantamento exclusivo da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, dedicado a entender quem é essa parcela da população: a maior parte tem de 24 a 33 anos (29%), uma renda estimada acima de R$ 7.500 (37,2%) e quase 40% são da Classe B. Veja esses recortes nos gráficos a seguir:
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Segundo a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres, os insights do levantamento são uma oportunidade estratégica para empresas do setor de turismo que desejam alavancar suas campanhas de captação de clientes e expandir os negócios. “Ao combinar dados ricos (de crédito, comportamentais, de afinidade etc.) com informações demográficas, as empresas conseguem um direcionamento mais preciso, otimizando a conversão de vendas e garantindo maior eficiência. Em um mercado tão competitivo, campanhas bem direcionadas não apenas reduzem desperdícios, mas também maximizam o impacto, conectando a oferta certa ao público ideal no momento certo”, afirma.
Ainda segundo os dados demográficos do estudo, a maior concentração de brasileiros que tendem a viajar está na região Sudeste, com destaque para São Paulo (com 32,6%). Confira, no gráfico abaixo, os dados por Unidades Federativas (UFs):
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Capacidade de pagamento mensal
O levantamento ainda indicou que, além dos gastos fixos mensais, 52% dos brasileiros da base pesquisada conseguem arcar com despesas extras de até R$ 2 mil por mês e 25% têm condições de gastar mais de R$ 5 mil. Isabela Torres explica que ter conhecimento desses dados é uma oportunidade estratégica para agentes e profissionais do turismo.
“Entender quanto o cliente pode gastar permite ofertar pacotes que se ajustem ao orçamento de diferentes públicos, desde ofertas mais acessíveis até experiências premium. Basear as ofertas personalizadas, considerando a capacidade que o consumidor tem de pagar, é fundamental para atrair novos clientes e aumentar a conversão, além de poder diferenciar as empresas em um mercado competitivo”. Confira no gráfico abaixo as demais faixas de capacidade de pagamento:
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Brasileiros que tendem a viajar são bons pagadores e possuem score excelente
O score de crédito é uma a pontuação que reflete o histórico financeiro do consumidor. Quanto mais um brasileiro paga suas contas em dia, melhor é o seu resultado. Segundo a pesquisa, 42,1% dos brasileiros da base do estudo que tendem a viajar se concentram na faixa de 801 a 1000 pontos, considerado excelente. Veja o detalhamento a seguir:
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Metodologia
Para realizar a pesquisa “Perfil dos brasileiros propensos a viajar”, em novembro de 2024, foi combinada inteligência analítica, análise de crédito e o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Insights Hub, solução da datatech que faz a segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos, incluindo marketing, crédito e gestão de carteira, tais como momento de vida, capacidade de pagamento, sociodemográficos e Scores referências de pessoas e empresas. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).
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