Depois de 50 dias sem entrar em campo, Filipe Luís voltou a ser titular do Flamengo no empate em 1 a 1 com o Ñublense-CHL, na quarta (24), pela Copa Libertadores. O experiente lateral-esquerdo tem convivido com lesões em 2023, ano no qual o seu contrato com o clube se encerra.
Ainda com o futuro incerto, o camisa 16 tem uma certeza: ou seguirá como jogador do Flamengo ou se aposentará.
Eu amo o Flamengo. Se eu não permanecer no Flamengo, não vou mais jogar futebol. Isso é uma coisa clara que já tenho decidido. Meu objetivo é lutar por uma vaga no time titular
Filipe Luís, lateral do Flamengo
“No momento, não estou pensando em ser treinador, auxiliar, não estou pensando em renovar ou me aposentar. Estou focado em conquistar um lugar no time. Tive bastante problema com lesões nesta temporada. Está sendo difícil, mas estou lutando muito para me manter saudável”, seguiu o lateral rubro-negro na zona mista do Estádio Municipal, em Concepción, no Chile.
Aos 37 anos, Filipe Luís concluiu recentemente a Licença B de treinador da CBF.
Leia mais
Veja os melhores momentos de Ñublense 1 x 1 Flamengo pela Libertadores
Gabigol aumenta artilharia na Libertadores, mas Flamengo cede empate ao Ñublense-CHL
Atlético-MG aguarda proposta do Flamengo por Allan, mas acha “negócio difícil”
Após uma passagem de sucesso e longeva pelo futebol europeu, Filipe Luís chegou ao Flamengo no segundo semestre de 2019 e fez história pelo clube do qual é torcedor.
Foi bicampeão da Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Supercopa do Brasil, tricampeão do Carioca, campeão da Recopa Sul-Americana, vice-campeão do Mundial de Clubes — sendo, sempre, nome importante no Rubro-Negro.
Menos minutos que jovens da base
Desde o segundo semestre de 2022, contudo, o camisa 16 perdeu espaço pelas frequentes lesões ou problemas físicos, além da ótima fase vivida por Ayrton Lucas. O jogo contra o Ñublense foi apenas o quinto de Filipe Luís na atual temporada.
Em 2023, é o 26º atleta em minutos em campo do Flamengo, atrás de jovens da base, como Igor Jesus e Victor Hugo, e nomes sem espaço, como Pablo e Marinho.
Dentro deste contexto, Filipe Luís não quer precipitar a decisão sobre o seu futuro.
“Aqui no Flamengo, temos a mania de tentar resolver o futuro no início do ano. Ainda temos o ano todo pela frente. Quando me sentei no ano passado para renovar, meu objetivo era que eles me convidassem para renovar por mais um ano. Quando acaba a temporada, sentamos, fazemos uma avaliação e vemos.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Filipe Luís: “Se eu não permanecer no Flamengo, não vou mais jogar futebol” no site CNN Brasil.