A abertura da segunda edição do Foz Internacional Boat Show, realizada ontem, dia 28, no Iate Clube Lago de Itaipu, reuniu lideranças nacionais e internacionais, que destacaram o grande potencial do estado para o desenvolvimento da indústria náutica, a exemplo do Foz Internacional Boat Show que segue até domingo, 1º de dezembro, das 15h às 22h, com uma ampla variedade de novidades em embarcações, produtos e serviços voltados à navegação, além de atrações para toda a família.
Créditos: Descio Oliveira/Revista Náutica
PARANÁ – O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, destacou, durante o Foz Internacional Boat Show, nesta quinta-feira (28), o investimento de R$ 35 milhões do governo em novas estruturas náuticas em Foz do Iguaçu para potencializar o turismo da região. “Turismo sem infraestrutura não existe. Para receber barcos, é preciso oferecer as condições adequadas para navegação”, enfatizou. Para comportar o volume de embarcações que chegam à região, o representante estadual afirmou que foi feito um mapeamento de todos os possíveis pontos a serem instaladas novas estruturas náuticas com obras que deverão iniciar em breve.
“Inclusive, não só com estrutura náutica, mas também com ligação asfáltica e pavimentação. É um trabalho grande, mas o primeiro, e o mais difícil era conscientizar que era possível fazer turismo no Lago Itaipu. Hoje dá para preservar, cuidar, melhorar e gerar empregos e renda. Então o conceito é mais importante que as obras”, disse.
“O Paraná tem se destacado como um grande incentivador do mercado náutico, impulsionando o setor com políticas que atraem fabricantes, revendedores, investimentos e fomentam a geração de empregos. Cada barco construído gera inúmeros empregos diretos e indiretos, além de estimular uma cadeia produtiva diversificada. Acredito que o estado está prestes a se consolidar como o segundo maior do país em número de estaleiros”, destacou o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, durante a abertura do evento.
Já o diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Justo Zacarias Irún, destacou que o Paraguai e o Brasil são povos irmãos que trabalham juntos e que podem explorar muitas riquezas na região, como o próprio Lago de Itaipu. “Além do impulso ao turismo e economia, o trabalho que pode ser feito no Lago de Itaipu e que, com certeza, refletirá em uma grande oportunidade para a nossa população, terá mais força pela possibilidade de integração entre os países. Com certeza, o evento traz a consolidação da amizade, do apreço, da solidariedade entre os povos, a exemplo da Itaipu Binacional, com 50 anos de amizade entre o Paraguai e o Brasil”, afirmou Irún.
Abertura também foi marcada pela chegada de mais de 150 pilotos de jets
Nem as chuvas impediram que uma das maiores expedições de motos aquáticas do Brasil abrilhantasse a abertura do Foz Internacional Boat Show. Mais de 150 pilotos enfrentaram as condições climáticas adversas para completar o percurso de mais de 400km, partindo de Rosana, em São Paulo, até Foz do Iguaçu, na quinta-feira (28). A expedição, organizada em parceria com a MS Jets, reuniu participantes de mais de oito estados. “Para mim foi um privilégio receber este convite do Boat Show. Foi uma missão desafiadora, mas topei. E a minha grande satisfação é ver o resultado. A ideia é dobrar o número de participantes para o ano que vem”, ressalta Altair Lima da Silva, da MS Jets, um dos organizadores da expedição.
O evento conta com o apoio de instituições, como o Fundo Iguaçu, voltado ao desenvolvimento e promoção turística, e o Viaje Paraná, programa do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Turismo. Também apoiam o Foz Internacional Boat Show a Itaipu Parque Tecnológico, a Itaipu Binacional e o Foz do Iguaçu Destino do Mundo, além do Governo Federal.
Translados para o Foz Internacional Boat Show
Para visitar o evento, há translado do dia 28/11 até 01/12, partindo do centro de Foz do Iguaçu, a cada hora, a partir das 14h40 saindo do Cataratas JL Shopping. A volta, com saída do ICLI, inicia a partir das 19h20. Todas as viagens têm capacidade para até 16 pessoas e tempo de tolerância de 10 minutos.
Horários de ida: 14h40, 15h15, 16h30, 17h30 e 18h30.
Horários de volta: 19h20, 20h e 21h.
SERVIÇO
O que: Foz Internacional Boat Show
Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago do Itaipu (ICLI) – Rua: Inácio Reuter Sottomaior, 1020 – Jardim Porto Dourado – Foz do Iguaçu/PR
Horário: das 15h às 22h
Ingresso: https://bit.ly/4fw5tJF
Organização: Boat Show Eventos
Instagram: @boatshoweventos
Cobertura oficial: www.nautica.com.br, @revistanautica e youtube.com/@canalnautica
Informaçoes: https://fozboatshow.com.br/
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares