Imagens de satélite mostram o início da construção de um cais no litoral da Faixa de Gaza para o recebimento de ajuda humanitária.
Uma doca flutuante está sendo montada ao largo de Gaza e, com o cais flutuante, fará parte do sistema Joint Logistics Over the Shore (JLOTS) que ajudará a entregar a ajuda. A doca flutuante está sendo construída ao lado do navio norte-americano Roy P. Benavidez.
O custo estimado para construí-lo aumentou para US$ 320 milhões, disse à Reuters um oficial de defesa dos EUA e uma fonte familiarizada com o assunto.
Navio dos EUA durante processo de construção de um cais na Faixa de Gaza / Maxar Technologies via Reuters
O número, que não foi divulgado anteriormente, ilustra a enorme escala de um esforço de construção que, segundo o Pentágono, envolve cerca de 1.000 militares dos EUA, principalmente do exército e da marinha.
Leia Mais
Israel entrará em Rafah com ou sem acordo para libertar reféns, diz Netanyahu
Israel aguarda resposta do Hamas sobre proposta para suspender conflito em Gaza
Atos pró-Palestina: Columbia suspende estudantes que se recusam a sair de campus
Ainda assim, o custo praticamente dobrou em relação às estimativas iniciais do início deste ano, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou planos para o cais em março, enquanto autoridades humanitárias imploravam a Israel que facilitasse o acesso de suprimentos de ajuda humanitária a Gaza por rotas terrestres.
Ao abrir uma segunda rota de ajuda, esta por mar, os funcionários da administração Biden esperam evitar a fome no norte de Gaza.
Navios dos EUA durante processo de construção de um cais na Faixa de Gaza / Maxar Technologies via Reuters
A campanha militar de Israel contra o Hamas, em resposta ao ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, devastou a pequena Faixa de Gaza e mergulhou os seus 2,3 milhões de habitantes numa catástrofe humanitária.
(Produzido por Ivan Romero)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Imagens de satélite mostram cais em construção para entrega de ajuda no litoral de Gaza no site CNN Brasil.