-Publicidade -

    Inep publica portaria com regras da Prova Nacional Docente (PND)
    I

    Professor do preparativo Os Pedagógicos destaca estratégias para a preparação

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta sexta-feira (13/6), as regras e procedimentos da Prova Nacional Docente (PND). Prevista para o dia 26 de outubro, a prova será a mesma aplicada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltado para cursos de licenciatura. Poderão participar da avaliação os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como outros interessados que desejem participar de concursos ou processos seletivos que utilizem a PND como etapa classificatória.

    No momento da inscrição, o participante deverá indicar a área de avaliação, o município onde realizará a prova e, se necessário, o tipo de atendimento especializado.

    A inscrição na PND terá uma taxa, cujo valor será definido pelo Inep. Estarão isentos do pagamento: estudantes habilitados e inscritos como concluintes no Enade das Licenciaturas por seus coordenadores de curso; inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade socioeconômica por pertencerem a famílias de baixa renda; e doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

    O resultado da PND terá validade de três anos, podendo ser utilizado por entes federativos como critério em concursos ou processos seletivos.

    Para quem deseja se preparar, o professor Carlinhos Costa, sócio-diretor do curso preparatório Os Pedagógicos, recomenda que os estudos tenham como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura, elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação. “A prova deve seguir um modelo semelhante ao do Enade aplicado às licenciaturas, mesclando legislação educacional atualizada e situações práticas do cotidiano escolar. Quem já estuda para concursos estaduais e municipais sairá na frente, pois boa parte do conteúdo pode ser aproveitada. Além disso, graduandos também poderão participar em igualdade de condições”, explica.

    De acordo com o professor, os conteúdos devem abranger tanto conhecimentos gerais sobre Educação quanto temas específicos das áreas de atuação (licenciaturas). Estão previstos assuntos que fundamentam a Educação — como história, concepções pedagógicas e seus teóricos, legislação —, processos de ensino e aprendizagem (metodologias, estratégias didáticas, planejamento), práticas pedagógicas (gestão, interdisciplinaridade, avaliação, ética), temas atuais e o contexto socioeducacional.

    Confira o cronograma:

    Período de adesão: 12 de fevereiro a 15 de junho de 2025

    Cadastro do edital de seleção pelos entes federativos: 1º de março a 25 de junho de 2025

    Inscrição dos candidatos para a PND: julho de 2025

    Aplicação da prova: 26 de outubro de 2025

     

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -