O amanhecer com céu claro e ar frio e seco tem proporcionado um presente para os moradores da cidade de São Paulo. Há pelo menos cinco dias, desde a última sexta-feira (15), é possível ver quatro planetas do sistema solar, alinhados, simultaneamente: Júpiter, Vênus, Marte e Saturno – de baixo para cima. Eles aparecem na forma de pontinhos luminosos que se movimentam lentamente pelo céu.
“Os planetas sempre aparecem mais ou menos sobre uma ‘reta’. Isso ocorre porque todos giram em torno do sol em um mesmo plano, como se estivessem sobre uma mesa. Esse plano se chama tecnicamente de plano eclíptico, perpendicular ao plano do céu”, explica o professor do Instituto de Astronomia da USP, Roberto Dell’Aglio Dias da Costa.
OA reportagem da TV Globo fez registros na região central da capital paulista, próximo à Catedral da Sé. Mas, de acordo com o professor, todo mundo pode tentar buscar por estes planetas no céu. Basta olhar na direção leste, onde nasce o sol, preferencialmente entre 4h30 e 5h30 da manhã.
“É só procurar a direção do nascer do sol. Todos os lugares são equivalentes, o importante é ter o horizonte leste livre de prédios ou árvores”, indica o professor.
Este fenômeno não é incomum, mas a quantidade e o conjunto de planetas costuma variar.
Vênus, o segundo planeta de baixo para cima nos registros, já costuma ser visível no por do sol e às vezes no nascer. Mas agora, mesmo com outros três “companheiros” no amanhecer, como mostra o vídeo feito nesta terça-feira (19), é um dos que mais chamam a atenção (veja vídeo acima).
“É um planeta que está bem perto da Terra e é muito refletivo, porque está sempre envolto em nuvens”, explica o pesquisador da USP. “Como está próximo do Sol e sua órbita é rápida, os antigos chamavam ele de Estrela Dalva.”
O fenômeno também foi registrado por uma moradora do sul do Brasil. Os quatro planetas alinhados puderam ser vistos de Guaíba/RS na madrugada desta terça-feira (19).
Fonte: G1.