Seminário da UMIPI Oeste Paranaense aborda os desafios e oportunidades na gestão hídrica, com foco no reuso de água como estratégia para a sustentabilidade
No Brasil, a cada segundo, são consumidos 2,83 milhões de litros de água, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A agricultura é o setor que mais demanda esse recurso, utilizando cerca de 50,5% do volume total.
Com o objetivo de estudar formas sustentáveis de reúso e incentivar políticas públicas voltadas para a sustentabilidade da cadeia produtiva, a UMIPI (Unidade Mista de Pesquisa e Inovação) Oeste Paranaense, que é a cooperação entre a Embrapa, Biopark e Biopark Educação, reúne pesquisadores e a sociedade civil para debater sobre o tema no Seminário intitulado Desafios e Oportunidades na Gestão Hídrica – Reúso de Água como Caminho para a Sustentabilidade. “O objetivo é fomentar uma discussão qualificada sobre gestão sustentável da água, destacando inovações aplicáveis ao reúso de água nos setores agropecuário e industrial”, explica a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação, Carolina Trombini.
“A disponibilidade de água, em algumas condições, passa a ser um fator limitante de produção, constituindo considerável risco para a sustentabilidade de sistemas de produção ou transformação de proteína animal. Diante deste novo cenário, o reúso de água passa a constituir uma prática de interesse. Contudo, ainda existem lacunas tecnológicas e de legislação que precisam ser estudadas ou criadas”, complementa o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe.
O seminário, aberto ao público, será realizado no dia 29 de novembro, contará com palestras sobre tecnologias inovadoras para o reúso de água, o papel das instituições na promoção dessas práticas e como o uso eficiente da água pode impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Entre os palestrantes confirmados estão: o pesquisador do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água da USP, Jonathan Cawettiere Espíndola; o pesquisador da Unesp e coordenador do Laboratório de Hidrologia e Isótopos Ambientais, Didier Gastmans; e o pesquisador da Itaipu Binacional, André Watanabe. A mesa redonda será mediada pela pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Estela Nunes e contará com Danielle de Bem Luiz (Chefe Geral, Embrapa Pesca e Aquicultura), Flávia Tavares (pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura), Vitor Frosi (Superintende Industrial, Frimesa) e Dr. Hugo Moreira (Professor e pesquisador, UFSC).
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://captacao.
SERVIÇO:
Seminário: Desafios e Oportunidades na Gestão Hídrica – Reúso de Água como Caminho para a Sustentabilidade
Data: 29/11, sexta-feira
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Auditório da UFPR – Biopark, Toledo – Paraná.
Inscrições: https://captacao.
Sobre o Biopark
O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.