Neste sábado, público poderá conhecer, de graça, jogos de 15 estúdios brasilienses
No dia 11 de janeiro (sábado), os fãs de jogos eletrônicos têm encontro marcado na Mostra Bring, de 14h às 20h, no SESC Taguatinga Norte, com entrada gratuita. A iniciativa tem o objetivo de permitir que empresas testem seus jogos em desenvolvimento com um público experimental. Esta interação auxilia no aprimoramento das demais etapas dos projetos.
Pioneira no Brasil e realizada desde 2014, a Mostra Bring contabiliza mais de 25 edições. Já apresentou 500 jogos independentes e recebeu um público de 15 mil pessoas. Para Igor Rachid, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos do Distrito Federal (ABRING), a mostra se consolidou como o principal evento voltado para a exposição de jogos independentes na região. “Possui proposta de oferecer uma experiência diferenciada, mais focada, tanto para o público quanto para os desenvolvedores onde o nosso objetivo é valorizar a produção local e criar um ambiente que estimule a criatividade, a troca de experiências e a evolução dos projetos”, pontua.
Realizada pela ABRING, a mostra Bring apresenta uma diversidade de jogos autorais em diferentes estágios de desenvolvimento – vertical slices, demos e builds finais – sempre com projetos que se destacam pela inovação, liberdade criativa e experimentação. “O mais importante da Mostra BRING, no entanto, é que ela não se limita a ser uma vitrine. Aqui, o público participa ativamente, testando os jogos e oferecendo feedback direto aos desenvolvedores. Esse retorno imediato ajuda a melhorar os projetos e o resultado disso é um ecossistema mais forte, com mais oportunidades e maior visibilidade para o trabalho dos nossos desenvolvedores”, destaca Igor.
Em 2022, a Pesquisa Game Brasil apontou que 74,5% das pessoas no Brasil são adeptas a jogos eletrônicos. E este cenário cresce a cada dia, principalmente em Brasília, em que dados da Pesquisa Nacional da Indústria de Games, da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) posicionam a capital federal como a sexta cidade brasileira com mais empresas desenvolvedoras de jogos digitais. Segundo o levantamento, o DF registrou crescimento na quantidade de empresas, saltando de 43 em 2022 para 52 negócios em 2023, um aumento de 21%.
Sobre a ABRING
A Associação de Desenvolvedores de Jogos do Distrito Federal (ABRING) é uma OSC sem fins lucrativos formada por empresas e profissionais da indústria distrital de games. Seu foco é mapear, promover e criar conexões valiosas em meio ao ecossistema local, unindo empresas, prestadores de serviço, instituições e escolas rumo ao crescimento da produção de games do Distrito Federal.
SERVIÇO
Mostra Bring
Data: 11 de janeiro (sábado)
Horário: de 14h às 20h
Local: SESC Taguatinga Norte
Acesso: gratuito
Informações: @associacaobring