Nesta segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) simplesmente vetou trechos da proposta que alterava a Lei da Ficha Limpa e poderia devolver direitos políticos a nomes condenados pela Justiça.
Seguindo pareceres da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça, Lula vetou os dispositivos que reduziam o período de inelegibilidade e antecipavam a contagem da pena. A decisão será publicada no Diário Oficial da União.
A medida de Lula preserva a regra atual: políticos condenados permanecem inelegíveis por oito anos, contados a partir do cumprimento da pena. O Senado havia aprovado mudanças que, na prática, diminuíam esse prazo ao considerar o início da contagem no momento da condenação.
A decisão de Lula pega em cheio o político mais corrupto da história do Distrito Federal, o ex-governador José Roberto Arruda, denunciado, preso, afastado do poder e condenado no maior escândalo de corrupção do Distrito Federal, com a deflagração da Operação Caixa de Pandora, em novembro de 2009.
Arruda, reconhecido por seu cinismo e hipocrisia, vinha percorrendo feiras e ruas das cidades afirmando que estava “voltando”, achando que Lula – por quem era leal quando estava no poder -, iria dar uma “força”. Ledo engano e novamente Arruda ficará de fora das próximas eleições para o bem do Distrito Federal.

Mentiroso contumaz, já passou da hora de Arruda pendurar as chuteiras e esquecer eleição. O tempo dele passou e só ele insiste não ver. Em 2024, Arruda gravou um vídeo para anunciar uma decisão “difícil mas necessária”: “Não pretendo voltar mais para a vida pública “, afirmou. Entretanto, agora em 2025 já estava percorrendo a cidade confiante na sanção total da proposta que alterava a Lei da Ficha Limpa. Ele já estava sonhando com o Buriti…
E acreditem: Lula acabou ajudando o DF a se livrar de vez de Arruda, que construiu obras faraônicas desnecessárias para a população do DF (como por exemplo, o Centro Administrativo em Taguatinga e o “Camelódromo” ao lado da antiga Ferroviária). Isso sem falar que, quando assumiu o governo pelo DEM (aliás foi o único governador eleito pelo DEM naquela eleição), levou para seu governo vários nomes do partido que perderam a eleição Brasil afora, ignorando por completo os brasilienses que trabalharam e votaram nele para o GDF em 2006. Encheu o DF com derrotados que sequer conheciam a cidade.
Mas como já dizia Ricardo V. Barradas, “O maior erro do mentiroso contumaz é não saber que nunca deve mentir para si mesmo”. Arruda ainda acha que tem popularidade e credibilidade, assim como Lula.
Fonte: donnysilva.com.br


