Em vídeo divulgado nas suas redes sociais no domingo (22), o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), fez um apelo direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o Brasil “meça muito bem as palavras” diante da escalada do conflito entre Israel e Irã, confronto que teve início com o objetivo de impedir a expansão do programa nuclear iraniano.
“O que está acontecendo no Oriente Médio assusta o mundo inteiro. Aqui, no Brasil, o medo também bate à porta de muita gente: medo de ver nossos jovens sendo envolvidos numa guerra que não é nossa”, afirmou o prefeito (veja: https://www.instagram.com/
“Neutro na guerra, mas não diante do terrorismo”
Manga defendeu que o País permaneça neutro no conflito armado, mas “com firmeza” na condenação a atos de terrorismo. “Somos um país cristão; o cristianismo nasce da fé judaica. Israel sempre teve laços importantes com o Brasil e já nos ajudou em momentos críticos”, lembrou.
O prefeito citou a missão de 130 soldados israelenses enviada a Brumadinho (MG), em 2019, para auxiliar nas buscas das vítimas, após o rompimento da barragem da Vale. Manga classificou o regime iraniano como financiador de grupos terroristas, posição reforçada por relatórios e sanções recentes do governo dos Estados Unidos contra organizações ligadas ao Hezbollah e ao Hamas.
Mobilização legislativa
No vídeo, o prefeito de Sorocaba propõe que câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional aprovem moções de apelo para que o Brasil mantenha neutralidade diplomática.
“Não queremos nossos jovens na guerra, mas também não vamos fechar os olhos para quem luta pela própria sobrevivência”, disse Manga, em referência à Israel.