O presidente executivo da ABRADIMEX – Associação Brasileira dos Distribuidores de Medicamentos Especializados, Excepcionais e Hospitalares, Paulo Maia, se reúne com parlamentares em Brasília (DF) nesta terça-feira (dia 8), para pedir mais rigor na punição ao roubo de cargas farmacêuticas no Brasil. Ele defende acelerar os trâmites de aprovação do Projeto de Lei 4.104/24, de autoria do senador Jayme Campos (MT). A proposta prevê endurecer as penas para esse tipo de crime, com reclusão de três a oito anos.
Do total de R$ 1,2 bilhão de perdas projetadas pela NTC&Logística – Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística, 25% são relativos a medicamentos. Recente estudo da ABRADIMEX, em parceria com a Deloitte e a plataforma de gerenciamento de riscos Overhaul, aponta que essas ocorrências geraram prejuízos estimados de R$ 283 milhões para as distribuidoras responsáveis pelo transporte. As empresas associadas à entidade distribuem mensalmente cerca de 100 milhões de unidades a 15 milhões de instituições de saúde em todo o país
Sobre a ABRADIMEX
Fundada em 2007, a ABRADIMEX – Associação Brasileira dos Distribuidores de Medicamentos Especializados, Excepcionais e Hospitalaresreúne as 15 maiores empresas do setor no país. Juntas, elas respondem por quase 75% do volume de vendas dessa categoria para o chamado mercado institucional – que agrega hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde e instituições ambulatoriais das redes pública e privada. Seu objetivo principal é defesa dos interesses do comércio atacadista de medicamentos de especialidades, promovendo trocas de informações sobre o aprimoramento da distribuição e o aperfeiçoamento do sistema nacional de abastecimento desses produtos.