-Publicidade -

    Secretaria recebe doação de máscaras e aventais da Embaixada do Japão
    S

    Ao todo, o embaixador japonês entregou 8 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) ao secretário Osnei Okumoto

    EDERSON MARQUES

    A Secretaria de Saúde recebeu, nesta terça-feira (23), uma importante doação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) da Embaixada do Japão. Ao todo, foram entregues 5 mil máscaras cirúrgicas, 2 mil máscaras PFF2 e mil aventais de procedimentos. A entrega foi feita pelo embaixador do Japão, Akira Yamada, ao secretário de Saúde Osnei Okumoto.

    Os produtos serão usados pelos profissionais da rede pública que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. “É uma maneira de o nosso país contribuir com o DF neste momento difícil”, afirmou o embaixador Yamada. “Desejamos que essa condição de saúde passe logo”.

    Por sua vez, Okumoto agradeceu o empenho dos japoneses. Segundo ele, a doação oferecerá mais condições de atendimento aos pacientes que hoje buscam tratamento no SUS. “Esperamos passar por esse pico de transmissão e infecção em breve. A doação é muito importante neste momento”, frisou o secretário de Saúde.

    Ao embaixador Yamada, o secretário explicou o cenário atual enfrentado pelos profissionais de saúde do DF. De acordo com Okumoto, o agravamento do contágio ocorreu após o carnaval. “Tivemos uma curva vertical no índice de transmissão. Além disso, atendemos a uma demanda dos municípios de Goiás que fazem divisa com o DF”, contou. Hoje, segundo dados da Secretaria de Saúde, 45% dos pacientes internados no Hospital Regional do Gama são do Entorno. O índice chega a 41% no Hospital Regional de Santa Maria.

    Vacinação

    Okumoto explicou, ainda, como anda o ritmo de vacinação da população. Ao mostrar gráficos para o embaixador, o secretário informou que 228.491 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no DF e 70.299 já receberam o reforço. As duas vacinas usadas no DF são a CoronaVac/Butantan/Sinovac e a Covishield/Oxford/AstraZeneca.

    O embaixador Yamada mostrou-se otimista quanto à vacinação. Ele informou que o Japão iniciou a campanha de imunização em fevereiro e que, por lá, o governo também usa duas vacinas: a Pfizer e a Covishield. Aos 63 anos, o embaixador ainda espera sua hora de ser vacinado.Participaram da solenidade a secretária adjunta de Saúde, Beatris Gautério de Lima; o conselheiro Adido Médico da Embaixada do Japão, Hiroyuki Okamoto; e o primeiro secretário da Embaixada do Japão, Hirochika Namekawa.

    -Publicidade -
    spot_img

    Relacionadas

    -Publicidade -