Datatech dá dicas para empresas e consumidores se protegerem neste momento, um dos principais para o comércio e que atrai a atenção de golpistas |
São Paulo – Segundo projeção da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mais de 89 mil tentativas de fraude podem ser evitadas durante o final de semana da Black Friday no Brasil, que este ano acontece em 29 de novembro. Se efetivadas, essas fraudes poderiam gerar R$ 500 milhões em perdas financeiras para empresas e consumidores. Considerando somente o dia da ação, seriam 29.777 tentativas de fraudes evitadas que poderiam causar R$ 166,6 milhões em prejuízos. “Este é um período do ano em que muitos fraudadores tentam se aproveitar do volume e da velocidade dessas transações para aplicar golpes, utilizando links falsos com promoções atraentes para os consumidores, por exemplo, que devem redobrar a atenção. As empresas que oferecem os descontos, também devem se preparar e ampliar suas barreiras de proteção para evitar perdas financeiras nesta que é uma das datas mais importantes para o comércio”, declara o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha. Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude, produzido mensalmente pela datatech, só nos primeiros seis meses deste ano, ocorreu uma tentativa de fraude a cada 3 segundos no país, totalizando 5,3 milhões no período, evitadas por meio das suas tecnologias de autenticação e prevenção a fraudes. |
Prevenção em primeiro lugar: dicas para se proteger Além de implementar sistemas antifraude tecnológicos e avançados, a conscientização dos consumidores é fundamental para a prevenção de fraudes. As dicas da Serasa Experian para os consumidores evitarem cair em golpes no período são: Para consumidores:
Para as empresas:
Metodologia A Serasa Experian estimou o risco das fraudes na Black Friday de 2024 a partir dos dados do mesmo período de 2023, quando ocorreu uma tentativa de fraude a cada 3,1 segundos. |
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Soluções antifraude podem evitar perdas de R$ 500 milhões na Black Friday, aponta Serasa ExperianS
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